Pneus para Carro / Van / SUV´s

stage_image1_lg

Compre pneus Continental,

Pneus em Veículos Blindados

Meu veículo foi blindado. É preciso substituir os pneus por outros de especificação diferente?

Veículos blindados geralmente demandam pneus reforçados, ou seja, com maior capacidade de carga. Tudo depende do nível de blindagem aplicado. Verifique com a empresa responsável pela blindagem do veículo qual é o índice de carga adequado ao seu veículo e a medida do pneu correta.


Lembre-se ainda que o macaco do veículo pode também precisar ser alterado por conta do peso adicional.

Pneus duram menos em veículos blindados?

Não são raros os questionamentos sobre o desgaste acelerado dos pneus em veículos blindados, por vezes classificados como “prematuros” pelos usuários. O fato é que os veículos mais pesados demandam mais dos seus pneus. É necessária maior aderência para acelerar, para frear e para manter a trajetória em curvas, o que acelera o desgaste e aquece mais os pneus.


Este acréscimo de carga ainda altera o comportamento dos pneus, impactando diretamente a dinâmica veicular. Essa alteração é ainda mais nítida quando se troca os pneus originais por runflats, por exemplo, por conta da construção diferente dos flancos (laterais) dos pneus. O motorista deve estar preparado para essa mudança.

Meu veículo foi blindado. É preciso alterar a pressão dos pneus?

Teoricamente, devemos aumentar a pressão do pneu em 0.1 bar a cada 20kg de carga adicionais neste pneu. Considerando que a blindagem altera a distribuição de peso entre os eixos do veículo e que os pneus originais sejam mantidos, pode-se estimar que devemos aumentar a pressão dos pneus traseiros em, no mínimo, 0.5 PSI (ou 1 PSI) a cada 100kg de blindagem adicionada, porém devemos considerar também o aumento de pressão que pode ser necessário para adaptar o comportamento dinâmico do veículo, o que certamente demandaria também um aumento na pressão dos pneus dianteiros.