Pneus para Carro / Van / SUV´s

stage_image1_lg

Compre pneus Continental,

Pneus de van

Pneus Vanco e VanContact possuem carcaças reforçadas. É verdade?

As linhas Vanco e VanContact possuem carcaças feitas com duas lonas de corpo feitas de poliéster e reforços nas paredes laterais. Seu design é totalmente alinhado com as necessidades do nosso mercado e sua robustez é comprovada por diversos testes de desempenho.


Pneus utilizados em vans e caminhões leves estão sempre sujeitos a um problema muito comum: a sobrecarga. Pneus sobrecarregados ou com pressão abaixo do recomendado para plena-carga, ficam mais sujeitos aos danos por impacto. Note que a pressão dos pneus deve ser ajustada para as condições de carga do veículo: vazio e carregado.


Vans de transporte de pessoas comumente submetem seus pneus à outra situação: o “roçamento” das laterais dos pneus contra o meio-fio e, o fato de estarem sempre subindo e descendo de calçadas, quando os pneus são impactados contra essas. Ao subir uma calçada, independentemente de sua altura ou da velocidade, por mais cuidado que se tenha, o contato é feito primeiramente por um ombro só do pneu. Isso quer dizer que um volume enorme de tensão é aplicado em uma região muito pequena do ombro, pois suporta parte de todo o peso do veículo, até que o veículo consiga subir totalmente o obstáculo e a área de contato volte a ser todo o footprint (pegada) do pneu.


Tomando cuidado com estes pontos as chances de danos nos pneus ficam bastante reduzidas.

Quantas lonas têm os pneus Vanco 2 e Vanco-8? Quantas lonas tem o pneu VanContact?

A nomenclatura das linhas Vanco e VanContact não tem nenhuma relação com sua capacidade de carga.

Esta pergunta normalmente se refere à capacidade de carga do pneu e não a quantidade de lonas que realmente são utilizadas na construção dos pneus. Nos pneus modernos de van são utilizadas apenas uma ou duas lonas de corpo na sua construção. A referência a 6, 8 ou 10 lonas se refere à uma construção diagonal antiga há muito fora de uso.

Para saber a capacidade de carga do pneu de acordo com a antiga classificação do número de lonas, conhecida como ply rate (PR), procure por esta informação na descrição do pneu, ou no Data Book de pneus da Continental.

Exemplos:

  • 225/75 R16C 116/114N 8PR
  • 225/75 R16C 118/116R 10PR

Quando temos a descrição “8PR” significa que o pneu possui uma capacidade de carga equivalente a 8 lonas. “10PR” denota uma capacidade equivalente a 10 lonas.
Para uma especificação mais exata, é sempre recomendado que se faça referência ao índice de carga do pneu e não ao número de lonas. Note que nos manuais dos veículos as montadoras apontam o índice de carga correto do pneu e não o número de lonas.


A classificação “PR” não é eficaz para comparar pneus de medidas diferentes. O correto é sempre utilizar o índice de carga. Exemplos:

  • 175/70 R15C 97/95T 8PR
  • 225/75 R16C 116/114N 8PR

Apesar de apresentarem o mesmo ply rate, é nítido que estes pneus possuem capacidades de cargas bem diferentes.

O que significa a letra “C” na descrição dos pneus Vanco e VanContact?

A letra “C” presente na descrição dos pneus Vanco e VanContact, posicionada após a medida do pneu, mostra que se trata de um pneu “Comercial”, construído para serem utilizados em vans e em caminhões leves, capazes de levar grandes cargas.


Note que esta letra na descrição do pneu não denota nenhum tipo de informação sobre a capacidade de carga do pneu em questão, esta informação está contida no índice de carga do pneu. A letra “C” indica apenas a aplicação do pneu.


Exemplos:

  • 225/75 R 16 C 118/116R
  • 205/70 R 15 C 106/104R
  • 225/65 R 16 C 112/110R