Pneus para Carro / Van / SUV´s

stage_image

Sala de Imprensa

É necessário trocar as válvulas das rodas quando fazemos a substituição dos pneus em veículos de passeio?

04/12/2015
  • Negligenciadas nas manutenções, as válvulas são equipamentos de segurança e possuem um papel de grande importância no conjunto roda-pneu
  • A válvula também envelhece e sofre desgaste podendo comprometer a segurança do veículo e a durabilidade do pneu. Por isso devem ser substituídas periodicamente
  • A Continental recomenda a substituição das válvulas sempre que pneus novos sejam montados no veículo

São Paulo, xx de dezembro de 2015 – Inventada pelo imigrante alemão August Schrader (1807 - 1894) e depois aperfeiçoada por seu filho George Schrader, a válvula para pneus Schrader é padrão para utilização em pneumáticos com câmara e em câmara. Em quase um século, é impressionante pensar que seu design simples, eficiente e, o mais importante, de núcleo intercambiável, permanece praticamente inalterado.

Mas, infelizmente, na realização das manutenções dos pneus as válvulas são comumente esquecidas e até mesmo negligenciadas. O fato é que elas são equipamentos de segurança e possuem um papel importante no conjunto roda-pneu. Assim como outras peças, a válvula também envelhece e sofre desgastes, o que pode comprometer a segurança do veículo e a durabilidade do pneu.

Para compreender os esforços aos quais as válvulas são submetidas constantemente, podemos calcular a magnitude da força que atua sobre elas durante o seu trabalho. Quando um veículo montado com pneus na dimensão 205/55R16 roda a 100 km/h, o pneu é submetido a quase 519 rotações por minuto e nesse processo a válvula sofre uma força de 0.610kgf – o equivalente a mais de 60 vezes o seu peso - por ação da força centrífuga.

“Essa força toda gera fadiga no material, trincando o corpo da válvula. Além disso, é comum que elas ressequem com o passar do tempo pelo ataque do ozônio, deixando-as ainda mais suscetíveis a cortes, o que pode causar uma falha no componente”, explica Rafael Astolfi, gerente de Assistência Técnica da Continental Pneus Mercosul.

Ele alerta que danos nas válvulas podem causar uma perda súbita de pressão, uma situação que oferece um grande risco à segurança do veículo e de seus ocupantes. Válvulas velhas também perdem sua propriedade de estanqueidade, fazendo com que os pneus percam sua pressão gradativamente. Isso reduz a performance, afeta a dirigibilidade do veículos, diminui a vida útil do pneu e o deixa mais propenso a danos por impactos. 

“Em razão de sua localização e de sua forma de montagem, é difícil fazer uma inspeção de integridade estrutural das válvulas de forma eficaz. Além disso, inspecionar as válvulas não é uma prática comum e elas acabam sendo sempre esquecidas durante as revisões do veículo”, lembra Rafael Astolfi.

Por todos esses fatores, a Continental recomenda que as válvulas sejam substituídas sempre que pneus novos sejam montados no veículo ou quando um pneu for desmontado para conserto e no qual a válvula esteja em uso há muito tempo. Válvulas de procedência duvidosa nunca devem ser utilizadas ou válvulas desmontadas reaproveitadas.

 

Grupo Continental

A Continental desenvolve tecnologias inteligentes para o transporte de pessoas e de seus bens.  Como uma parceira confiável, a fornecedora automotiva internacional, fabricante de pneus e colaboradora industrial oferece soluções sustentáveis, seguras, confortáveis, customizadas e acessíveis. Em 2014, a companhia gerou vendas de aproximadamente € 34,5 bilhões com suas cinco divisões - Chassis & Segurança, Interior, Powertrain, Pneus e ContiTech. A Continental emprega mais de 208 mil pessoas em 53 países.

 

Divisão de Pneus

A Divisão de Pneus possui atualmente 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A ampla gama de produtos e os contínuos investimentos em pesquisa e desenvolvimento trazem uma imensa contribuição à mobilidade com custo-benefício e eficiente ecologicamente. Como um dos principais fabricantes de pneus do mundo, com mais de 44 mil colaboradores, a Divisão de Pneus alcançou vendas de € 9,6 bilhões em 2013.

 

Pneus para veículos de passeio e comerciais leves

A Continental é um dos principais fabricantes de pneus para veículos de passeio e comerciais leves da Europa e o quarto maior fornecedor do mundo de pneus para veículos de passeio e comerciais leves nos segmentos de equipamento original e reposição. O foco de desenvolvimento de produtos da marca premium Continental é otimizar todas as características relevantes para a segurança, minimizando simultaneamente a resistência ao rolamento.
www.continental-reifen.de

 

Patrocínio

A Divisão de Pneus da Continental é patrocinadora oficial da Liga de Futebol da Alemanha, da Major League Soccer nos Estados Unidos e no Canadá, da Copa da Ásia 2015 e da UEFA EURO 2016TM na França. www.ContiSoccerWorld.de

 

Media Database
www.mediacenter.continental-corporation.com

Contato
Karen Kornilovicz

MLP Assessoria de Imprensa

Rua Vicente Félix, 65 – cj. 41

01410-020 – São Paulo - SP

(11) 3064-8066

(11) 3064-6361

Contato
Antoniela Silva

Imprensa e Relações Públicas

Continental do Brasil Produtos Automotivos

Rua Hilda del Nero Bisquolo, 102 - Jd Flórida

CEP 13208-703, Jundiaí - SP / Brasil