Você sabe o que significam as marcações “OE” nos pneus? A Continental explica

08/08/2015
  • Algumas montadoras solicitam aos fabricantes de pneus a colocação de uma marcação especial nas laterais dos pneus
  • Pneus com marcações OE podem ser utilizados em veículos de outras marcas

São Paulo, xx de agosto de 2015 – O processo de construção de um pneu funciona como uma receita: a combinação de diversos materiais permite a obtenção de diferentes comportamentos e desempenhos. E é na busca por essas diferenças que são criadas as especificações de um mesmo modelo e de uma mesma medida de pneu.

Veículos diferentes demandam pneus diferentes. SUVs com centro de gravidade alto exigem pneus mais firmes, que não permitem, por exemplo, que a carroceria se incline demais nas curvas. Carros esportivos pedem pneus com maior poder de frenagem e aderência enquanto os de luxo buscam privilegiar o conforto através de pneus mais silenciosos.

Criar uma especificação de pneu para um veículo novo não é tarefa fácil. É um processo que leva dois ou três anos e envolve inúmeros testes de desempenho, de segurança e de adaptação. A Continental fornece seus pneus para as maiores montadoras de veículos do mundo e já se especializou nessa rotina, sendo sempre selecionada para participar dos desenvolvimentos mais complexos e exigentes.

Mas algumas montadoras preferem solicitar a colocação de uma marcação especial nas laterais dos pneus cujas especificações foram testadas e aprovadas pelos seus engenheiros. É a chamada “Marcação OE”, de Original Equipment ou Equipamento Original. Dessa forma a montadora busca auxiliar seus clientes a encontrar o pneu original de seu veículo no mercado de reposição.

Embora prática, a marcação acaba por gerar dúvidas na hora da troca. “Pneus identificados com OE podem ser utilizados em veículos de outras marcas, prática muito comum no mercado, assim como o consumidor tem o direito de montar em seu veículo um pneu de outro modelo ou marca. Misturar pneus com e sem marcação OE em um mesmo veículo também é possível, contanto que a regra de uma mesma especificação em um mesmo eixo seja respeitada”, explica Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus para o Mercosul.

Legalmente falando, essas marcações não possuem valor. Elas são apenas uma forma de auxiliar os consumidores, não se caracterizando como uma obrigação, mas sim como uma recomendação. Essas marcações não atestam a qualidade do projeto do pneu, nem mesmo a qualidade de seu processo produtivo. Elas apenas apontam que uma determinada especificação foi aprovada pela montadora para ser equipada em um modelo de veículo durante a sua produção.

Conheça a relação de montadoras que fazem uso dessas marcações e quais são elas:

• Audi                            A0
  • Audi Quattro              R01
  • BMW                          Estrela
  • BMW M                      M3
  • Mercedes-Benz          MO
  • Jaguar                        J
  • Porsche                      N0
  • Maserati                     MGT
  •  GM (Estados Unidos)TPC Spec. XXXX

Grupo Continental

A Continental desenvolve tecnologias inteligentes para o transporte de pessoas e de seus bens.  Como uma parceira confiável, a fornecedora automotiva internacional, fabricante de pneus e colaboradora industrial oferece soluções sustentáveis, seguras, confortáveis, customizadas e acessíveis. Em 2014, a companhia gerou vendas de aproximadamente € 34,5 bilhões com suas cinco divisões - Chassis & Segurança, Interior, Powertrain, Pneus e ContiTech. A Continental emprega mais de 205 mil pessoas em 53 países.

Divisão de Pneus

A Divisão de Pneus possui atualmente 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A ampla gama de produtos e os contínuos investimentos em pesquisa e desenvolvimento trazem uma imensa contribuição à mobilidade com custo-benefício e eficiente ecologicamente. Como um dos principais fabricantes de pneus do mundo, com mais de 44 mil colaboradores, a Divisão de Pneus alcançou vendas de € 9,6 bilhões em 2013.

Pneus para veículos de passeio e comerciais leves

A Continental é um dos principais fabricantes de pneus para veículos de passeio e comerciais leves da Europa e o quarto maior fornecedor do mundo de pneus para veículos de passeio e comerciais leves nos segmentos de equipamento original e reposição. O foco de desenvolvimento de produtos da marca premium Continental é otimizar todas as características relevantes para a segurança, minimizando simultaneamente a resistência ao rolamento.

www.continental-reifen.de

Patrocínio

A Divisão de Pneus da Continental é patrocinadora oficial da Liga de Futebol da Alemanha, da Major League Soccer nos Estados Unidos e no Canadá, da Copa da Ásia 2015 e da UEFA EURO 2016TM na França. www.ContiSoccerWorld.de

Media Database