Pneus para Carro / Van / SUV´s

stage_image

Sala de Imprensa

Vibração nos pneus: sinal de algo errado com o veículo

29/09/2014
  • Sua direção está apresentando vibração? Então é bom identificar a causa, que pode ser o balanceamento dos pneus ou até mesmo componentes do veículo
  • Confira as orientações da Continental Pneus para encontrar a solução:

São Paulo, 29 de setembro de 2014. Ela pode aparecer de repente. Você simplesmente acelera e sem mais nem menos começa a sentir uma vibração estranha, que parece vir dos pneus e se refletir em algum ponto do veículo. Sentir o problema é mais fácil do que saber a sua causa, uma vez que são várias as condições que podem ser responsáveis pela vibração.

A lista de suspeitos inclui o pneu propriamente dito, a roda, a montagem do pneu na roda, o balanceamento, a montagem da roda no veículo, componentes do veículo e a integração entre o veículo, o pneu e o pavimento.

Mas antes de se render ao desespero, o primeiro passo é identificar a natureza da vibração: se ela é sentida no volante, ou se a direção pende para um lado, ou ainda se o problema é mais notado no assento ou quando você freia ou acelera o veículo.

Você mesmo pode realizar um teste simples. “Dirigindo em uma superfície lisa e plana, acelere lentamente e fique atento para identificar em que local a vibração surge. Se na direção, no assoalho ou no assento. Problemas no conjunto motor-transmissão podem ser identificados com o veículo em movimento sendo freado e também colocando a transmissão em posição neutra, com os sentidos atentos às possíveis vibrações”, sugere Milton Araújo, gerente de Serviços ao Cliente da Continental Pneus.

Se ela for notada no assento, é recomendável uma verificação do eixo traseiro, dos amortecedores, das rodas e das condições dos pneus. Já se o volante trepidar é hora de analisar o estado do eixo dianteiro, das rodas, as condições dos pneus e do conjunto pneu + roda que, muito provavelmente, deve estar desbalanceado. “Esse desbalanceamento afeta de inúmeras maneiras a qualidade e o conforto da direção”, alerta Milton Araújo.

Outra possibilidade é o desalinhamento da suspensão, que pode ser também responsável pelo desgaste irregular da banda de rodagem do pneu, contribuindo para a ocorrência de vibrações e ressonâncias. Rodas avariadas ou amassadas também podem ser as culpadas.

Em todos esses casos, a recomendação é procurar imediatamente uma assistência técnica especializada. Lá, os profissionais levarão em conta todas essas informações e certamente encontrarão o vilão, ou os vilões, resolvendo de uma vez por todas esse problema.


Continental AG
Com vendas de cerca de € 33,3 bilhões em 2013, a Continental é um dos principais fornecedores automotivos do mundo. Como fornecedora de pneus, sistemas de freios, sistemas e componentes para motores e chassis, instrumentação, soluções de infoentretenimento, eletrônica de veículos e elastômeros técnicos, a Continental contribui para uma maior segurança na condução de veículos e para a proteção climática global. A Continental é também um parceiro especialista na rede da comunicação automotiva. A Continental emprega atualmente cerca de 189 mil pessoas em 49 países.

www.continental-corporation.de 

 

Divisão de Pneus

Como um dos fabricantes líderes mundiais de pneus, com mais de 44.000 colaboradores, a Divisão de Pneus alcançou vendas de € 9,6 bilhões em 2013. Hoje, a divisão tem 24 locais de produção e de desenvolvimento em todo o mundo. A ampla gama de produtos e o contínuo investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) fornecem uma importante contribuição para a mobilidade econômica e ecologicamente eficiente.

 

Pneus para veículos de passeio e comerciais leves

A Continental é um dos principais fabricantes de pneus para veículos de passeio e comerciais leves da Europa e o quarto maior fornecedor do mundo de pneus para veículos de passeio e comerciais leves nos segmentos de equipamento original e reposição. O foco de desenvolvimento de produtos da marca premium Continental é otimizar todas as características relevantes para a segurança, minimizando simultaneamente a resistência ao rolamento. 

www.continental-reifen.de

 

Patrocínio

A Divisão de Pneus da Continental é patrocinadora oficial da Liga de Futebol da Alemanha, da Copa do Mundo da FIFA 2014 no BrasilTM  e da UEFA EURO 2016TM na França.

Media Database
www.mediacenter.continental-corporation.com 

 

Video Database
videoportal-de.continental-corporation.com

Contato
Karen Kornilovicz

MLP Assessoria de Imprensa

Rua Vicente Félix, 65 – cj. 41

01410-020 – São Paulo - SP

(11) 3064-8066

(11) 3064-6361

Contato
Antoniela Silva

Imprensa e Relações Públicas

Continental do Brasil Produtos Automotivos

Rua Hilda del Nero Bisquolo, 102 - Jd Flórida

CEP 13208-703, Jundiaí - SP / Brasil