Acreditamos que a economia circular é o modelo do futuro. O nosso ambicioso objetivo é aumentar a utilização de materiais sustentáveis nos nossos produtos de pneus para 100% até 2050, o mais tardar. Neste contexto, 60% dos materiais utilizados na produção de pneus deverão ser reciclados a partir de pneus até 2050, o mais tardar.
Como especialistas em recapagem de pneus de caminhões, permitimos que a borracha de pneus velhos seja devolvida ao processo de produção de pneus novos e recapados, graças às nossas tecnologias únicas de reciclagem.
As operações mundiais de recapagem da Continental são um exemplo perfeito de soluções inteligentes de economia circular. Quando os pneus dos caminhões são reformados, a borracha removida das bandas de rodagem é reaproveitada e utilizada para novos compostos de borracha.
A recapagem de pneus de caminhões reduz as emissões de CO2, a utilização do solo, a poluição atmosférica e reduz o consumo de água e de outros recursos naturais. Comparado com um pneu novo, um pneu recapado poupa até 70% de material, reduz as emissões de dióxido de carbono em 24% e reduz o consumo de água em 19% (Fonte: E&Y, 2016)
A Continental também aposta no processamento mecânico de pneus em fim de vida. Borracha, aço e cabos têxteis, em particular, são separados uns dos outros, num processo altamente sofisticado. A borracha é então preparada para reutilização como parte de novos compostos de borracha.
A Continental tem uma longa história de trabalho consistente para introduzir pneus em fim de vida na economia circular, para conservar recursos e o ambiente. Um material conhecido como “Conti-Reclaim” foi obtido como parte do processo de recapagem de pneus de caminhão na fábrica da empresa em Stöcken, em Hanover, desde 2013. Tem sido utilizado na produção de pneus na Continental há anos. Para expandir a gama de aplicações da borracha reciclada e otimizar as propriedades para os vários campos de aplicação, a Continental utiliza não apenas “Conti-Reclaim”, mas também borracha reciclada de outros fornecedores.
Durante o processo de pirólise, principalmente óleo, gás e carbono são recuperados de pneus em fim de vida, que podem então ser usados para diversos fins. Entre outras coisas, o óleo de pirólise pode ser usado para produzir novas matérias-primas.
A fim de otimizar e expandir ainda mais a reciclagem de pneus em fim de vida através da pirólise, a Continental assinou um acordo de desenvolvimento com a Pyrum Innovations.
A Pyrum decompõe os pneus da Continental em fim de vida em seus componentes individuais, em fornos industriais, usando um processo especial de pirólise. Desta forma, as matérias-primas valiosas contidas nos pneus podem ser extraídas e recicladas.
REG (Reifen-Entsorgungsgesellschaft, alemão para “empresa de descarte de pneus”) é uma subsidiária integral da Continental. A REG nos permite oferecer aos nossos clientes um parceiro experiente e especializado na eliminação e reciclagem de resíduos de borracha e outros recursos. Trabalhamos continuamente para desenvolver diversas alternativas de reciclagem para nossos produtos.