A Continental considera que a borracha natural é de origem sustentável se com base no sistema de diligência devida que definimos, os riscos ambientais, sociais e relacionados aos direitos humanos foram avaliados, monitorados e minimizados na cadeia de fornecimento de borracha natural, de fornecedores diretos e indiretos (cadeia de suprimentos) aos pequenos produtores.
Estamos convencidos de que somente em um esforço conjunto com todos os interessados, podemos mitigar riscos e impactos negativos aos trabalhadores, comunidades, florestas, biodiversidade e terras agrícolas. Por isso, estamos engajados em diferentes projetos dentro e fora da indústria de pneus, como nosso projeto de obter borracha natural de forma sustentável.
Estabelecemos metas ambiciosas quando se trata de sustentabilidade:
Para a Continental, borracha natural de origem responsável é um recurso renovável com uma cadeia de fornecimento transparente que é obtida de forma responsável por meio de um mecanismo de auditoria para defender os direitos humanos, minimizar os impactos ambientais, melhorar o sustento e a produtividade das comunidades, ao mesmo tempo em que possui uma cadeia de valor justa e igualitária.
A borracha natural é considerada "de origem responsável" pela Continental se com base em nossa abordagem de auditoria, os riscos forem minimizados nos vários níveis de nossa cadeia de fornecimento. Em nosso sistema de diligência devida, definimos critérios mínimos de acordo com a GPSNR (Global Platform for Sustainable Natural Rubber) que devem ser atendidos para que uma borracha natural seja classificada como “borracha de origem responsável”.
Nosso sistema de auditoria inclui diversos processos e ferramentas que visam avaliar, mitigar e monitorar riscos ambientais, de direitos humanos e sociais para fornecedores diretos e indiretos (de toda cadeia de fornecimento) até aos pequenos produtores. Essas ferramentas incluem nossa Política de Compra Sustentável de Borracha Natural, sistemas digitais de análise de risco e procedimentos de controle de transparência.
Como membro fundador da Plataforma Global para Borracha Natural Sustentável (GPSNR), a Continental também está ativamente envolvida no desenvolvimento de diretrizes globais para borracha natural sustentável e consistentemente implementa as diretrizes acordadas.
A Política de Fornecimento Sustentável de Borracha Natural da Continental especifica responsabilidades e compromissos claros para todos os nossos parceiros ao longo de toda a cadeia de valor da borracha natural.
Para garantir a conformidade com os princípios definidos das Políticas de Fornecimento, a Continental utiliza sistemas digitais de análise de risco para todos os fornecedores diretos e gerenciados centralmente, avaliamos os riscos de direitos humanos, ambientais e éticos nos processos de negócios e compras de nossos fornecedores, em particular com base em relatórios de auto-controle e auto-informações verificadas com a ajuda de parceiros terceirizados (EcoVadis). A Continental estabeleceu a meta para si mesma de obter o controle de transparência válida e verificada de todos os fornecedores diretos de compras centrais até o mais tardar em 2025.
Para aumentar a transparência e a sustentabilidade ao longo de suas cadeias de suprimentos, a Continental está trabalhando ativamente com concorrentes e partes interessadas em várias abordagens colaborativas do setor. Por exemplo, como impulsionador de inovação no setor de borracha natural, a Continental e parceiros (Michelin, SMAG) já introduziram o estabelecimento da Rubberway para análise de risco digital da cadeia de suprimentos (Tier 1 - Tier X) em 2019.
Desde 2018, já estamos envolvidos em um projeto conjunto com a agência alemã de ajuda ao desenvolvimento GIZ em Kalimantan Ocidental da Indonésia em Bornéu, para evitar riscos de sustentabilidade. Os pequenos produtores do setor de borracha natural são treinados para cultivar matéria-prima de alta qualidade em conformidade com critérios de sustentabilidade claramente definidos. O objetivo é melhorar a renda dos participantes do projeto por meio de borracha natural de melhor qualidade.
Nossos especialistas altamente qualificados, pesquisam materiais sustentáveis inovadores há muitos anos, como a borracha natural de dente-de-leão russo. O objetivo central do projeto Taraxagum é no futuro parar de importar borracha natural exclusivamente dos trópicos e produzi-la o mais próximo possível das fábricas de pneus, a fim de evitar o desmatamento contínuo e reduzir as emissões de CO2 causadas por longas rotas de transporte.
Junto com a Security Matters (SMX), empresa focada na digitalização de objetos físicos no blockchain, estamos trabalhando para desenvolver e testar uma tecnologia de marcador para borracha natural. A tecnologia de marcação especial, que está sendo desenvolvida pelos parceiros do projeto para uso em borracha natural, destina-se a contribuir no futuro para uma maior transparência e rastreabilidade ao longo de toda a cadeia de valor de pneus e produtos técnicos de borracha da Continental.
Dotado de recursos especiais de segurança, o uso de substâncias marcadoras permite a rotulagem invisível da borracha natural com informações sobre sua exata origem geográfica. Com o auxílio de dispositivos especiais de leitura e softwares especialmente desenvolvidos para isso, as informações sobre a borracha natural podem ser lidas e sua origem pode ser atribuída com precisão a qualquer momento. Como parte da industrialização dessa tecnologia, também seria concebível que a tecnologia do marcador fosse vinculada à tecnologia blockchain, que é conhecida por ser particularmente à prova de falsificação.
Com efeito imediato, a Continental tratará de parte de sua compra de borracha natural por meio de uma nova plataforma de negociação digital projetada para garantir maior transparência e sustentabilidade na cadeia de fornecimento de borracha natural. A nova plataforma HeveaConnect valida os principais aspectos de uma cadeia de suprimentos sustentável e garante a conformidade por meio de transparência e ofertas especiais. Os participantes do mercado recebem informações padronizadas sobre qualidade, rastreabilidade e cumprimento de padrões sociais e ambientais, além de informações sobre preços médios de venda.