Sardinha é a segunda maior ilha no Mar Mediterrâneo. Não apenas 25% da ilha é ambientalmente protegida, mas também abriga estoques de carbono azul e verde. Estes não são seus “estoques” comuns. Não, esses estoques oferecem algo tão valioso que nem mesmo o dinheiro pode comprar. Um estoque de carbono verde é a troca de carbono / oxigênio realizada pelos ecossistemas terrestres. E um estoque de carbono azul se refere ao carbono orgânico que é capturado e armazenado pelos oceanos e ecossistemas costeiros.
O Island X Prix será realizado neste local único, levando a série de Extreme E Race ao seu primeiro destino europeu. O evento acontecerá na área de treinamento do exército em Capo Teulada em Sulcis-Iglesiente, uma área histórica situada no sudoeste da ilha. A rota Teulada oferece uma tela em branco para o percurso, que terá cerca de sete quilômetros. Também oferece uma paisagem completamente contrastante com as três rodadas anteriores, proporcionando uma superfície compacta, mais dura, com muitas pedras e arbustos, além de leitos de rios que racham devido ao calor, mas com algumas áreas mais suaves para variar.
Extreme E estará trabalhando com a Fundação MEDSEA, para apoiar dois legados de projetos - um focando o carbono verde e a resposta da recuperação aos devastadores incêndios florestais deste ano em Sardenha, e outro apoiando a restauração e conservação da Posidonia oceânica (algas marinhas)
Além disso, a série também buscará destacar o rápido aquecimento do planeta, que tem impacto em tantos países e tem causado incêndios florestais em muitas partes da Europa, América e Austrália. Na Sardenha, a Extreme E trabalhará com ONGs locais para apoiar os esforços de restauração florestal nessas áreas e aumentar os estoques de carbono verde.
Durante o verão, o sol seca o solo arenoso da ilha, tornando-o duro e compacto. O terreno já deve estar mais macio em outubro, o que significa que os motoristas terão muito mais obstáculos naturais para navegar. O objetivo é fornecer várias linhas de corrida, permitindo ultrapassagens, bem como áreas de fluxo rápido e curvas apertadas. A caminhada no percurso nos dias que antecedem a corrida será essencial para os pilotos fazerem sua lição de casa antes de entrar no cockpit do Odyssey 21 totalmente elétrico.
O pneu instalado em todos os veículos, que foi projetado especificamente para atender aos desafios do Extreme E, é bem balanceado com uma banda de rodagem especialmente projetada para melhorar a tração e estabilidade em praticamente qualquer superfície que a Sardenha oferece aos pilotos.
O CrossContact Extreme E apresenta um desenho de banda de rodagem all-terrain, que consiste em grandes blocos e um design robusto do ombro que o torna perfeitamente otimizado para superfícies alternadamente duras e macias, como areia. Também incorpora um “expulsor de pedra” para retirar quaisquer pedras que possam ficar presas no pneu. Esses pneus novos, projetados especialmente para as necessidades do Extreme E, ajudarão os competidores a chegar com segurança à linha de chegada da Sardenha.