Como dirigir com segurança na chuva

25/10/2016

Como dirigir com segurança na chuva

•  A água da chuva, quando misturada à sujeira e ao óleo acumulados nas ruas e estradas, cria o cenário ideal para derrapagens
  • Em uma pista molhada o motorista necessita de três vezes mais espaço para frear do que em uma pista seca
  • Saiba como deixar seu veículo pronto para enfrentar a chuva com essas cinco dicas da Continental Pneus

As fortes chuvas que têm castigado diversas cidades do país nos últimos dias transformaram as vias molhadas em um grande desafio para a segurança. É sob essa condição adversa que fica nítida a necessidade de um perfeito casamento entre as propriedades do composto de borracha e do desenho da banda de rodagem, que precisam trabalhar em conjunto para que o pneu consiga permanecer em contato com o solo sem perder a aderência.

“Dirigir na chuva pode ser perigoso e demanda alguns cuidados especiais com os pneus. Além de ter a sua aderência posta em xeque, eles também se desgastam mais rapidamente sob essa condição. Por isso, a sua manutenção deve estar em dia”, alerta Rafael Astolfi, gerente de Assistência Técnica da Continental Pneus Mercosul.

Confira cinco dicas importantes para garantir a sua segurança e evitar acidentes:

Calibragem, alinhamento e balanceamento - Para assegurar que a área de contato entre o pneu e a pista seja a ideal, com o máximo possível de água sendo drenada, é essencial não descuidar da pressão, do alinhamento e do balanceamento das rodas.

Análise dos sulcos - Também é importante observar a profundidade dos sulcos dos pneus. A Continental recomenda uma profundidade mínima de 3 mm para que o pneu possa drenar a água adequadamente. Os sulcos são essenciais para esse processo. Abaixo dessa medida aumenta exponencialmente o risco de perda de contato do pneu com o solo.

Reduza a velocidade - A água da chuva, quando misturada à sujeira e ao óleo que se acumulam nas ruas e estradas, cria o cenário ideal para derrapagens. Reduzir a velocidade permite que uma área maior da banda de rodagem entre em contato com a pista, aumentando assim a aderência.

Mantenha distância - Além de reduzir a velocidade é importante manter-se distante do veículo à frente. Em uma pista molhada o motorista necessita de três vezes mais espaço para frear do que em uma pista seca.

Aquaplanagem – Quando há muita água na pista, o veículo pode perder o contato com o asfalto e deslizar. É a chamada aquaplanagem. “Ao notar que o veículo começou a perder a aderência com o solo, em nenhuma circunstância freie ou faça qualquer movimento brusco com o volante. Aguarde que a perda gradativa de velocidade faça com que o veículo volte a ter contato com a pista e o controle seja retomado”, explica Rafael Astolfi.

Continental desenvolve tecnologias pioneiras e serviços para mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte. Em 2017, a Continental gerou vendas preliminares de cerca de € 44 bilhões e atualmente emprega mais de 240.000 pessoas em 61 países.

Divisão de Pneus tem atualmente mais de 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A vasta gama de produtos e os investimentos contínuos em P&D contribuem de forma significativa para uma mobilidade rentável e ecologicamente eficiente. Como um dos principais fabricantes de pneus do mundo, com cerca de 52.000 funcionários, a Divisão de Pneus registrou vendas de € 10,7 bilhões em 2016.

A divisão de Pneus para Veículos Comerciais da Continental é uma das maiores fabricantes de pneus para caminhões, ônibus e pneus comerciais em todo o mundo. Essa unidade de negócios está continuamente se desenvolvendo de um simples fabricante de pneus para um provedor de soluções, oferecendo uma ampla gama de produtos, serviços e soluções relacionadas aos pneus.