Pneus para Carro / Van / LT e SUV

Antes de colocar o seu bloco no carro para o Carnaval, confira as recomendações da Continental Pneus

18/02/2019

• Saiba como medir a profundidade dos sulcos utilizando uma moeda de R$ 1,00
• Quando for pegar a estrada no feriado, verifique a calibragem também nos carros alugados

São Paulo, 18 de fevereiro de 2019 – Planejando pegar a estrada no feriado prolongado do Carnaval? Antes de cair na folia e mergulhar em um merecido descanso, a Continental, maior fabricante de pneus da Alemanha e integrante de um dos maiores grupos sistemistas do mundo, recomenda que todos os motoristas examinem seus pneus cuidadosamente, verificando não apenas a calibragem e a profundidade dos sulcos, mas também buscando qualquer dano que porventura possa ter ocorrido na banda de rodagem ou nas laterais.

“Como nesse período normalmente se transporta mais passageiros e um volume maior de carga, é muito importante ficar atento ao estado dos pneus. O perfeito alinhamento e balanceamento, por exemplo, garante um excelente comportamento dinâmico do veículo, preservando a vida útil dos pneus e conferido mais segurança no caso de uma frenagem emergencial”, destaca Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus.

A pressão também deve ser observada – sempre com os pneus ainda frios – e levando em consideração o peso adicional transportado. Para saber a pressão ideal nessas condições consulte o manual do proprietário, o adesivo estampado no batente da porta do motorista ou na tampa do combustível.

Outro importante alerta é para as pessoas que alugam carros em suas férias. Como a demanda por veículos alugados cresce muito nos principais destinos turísticos, muitas vezes a equipe da locadora não tem tempo suficiente para fazer a correta calibragem dos pneus. Sempre é recomendável conferi-la no primeiro posto que encontrar no caminho.

Para verificar a profundidade dos sulcos, que deve ser de no mínimo três milímetros, é possível utilizar uma moeda de R$ 1,00 inserida entre os blocos. “Se a parte dourada ficar coberta, então a profundidade é suficiente. Abaixo dessa medida, os pneus perdem gradativamente a sua eficiência e aderência, o que aumenta exponencialmente o risco de perda de contato com o solo, especialmente quando rodam sob chuva”, conclui Astolfi.

Para mais dicas técnicas sobre manutenção preventiva dos pneus acesse o canal Calibrada da Continental no Youtube: https://goo.gl/VMoHv7

Continental desenvolve tecnologias pioneiras e serviços para mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte. Em 2017, a Continental gerou vendas preliminares de cerca de € 44 bilhões e atualmente emprega mais de 243.000 pessoas em 60 países.

Divisão de Pneus tem atualmente mais de 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A vasta gama de produtos e os investimentos contínuos em P&D contribuem de forma significativa para uma mobilidade rentável e ecologicamente eficiente. Como um dos principais fabricantes de pneus do mundo, com cerca de 52.000 funcionários, a Divisão de Pneus registrou vendas de € 10,7 bilhões em 2016.

A divisão de Pneus para Veículos Comerciais da Continental é uma das maiores fabricantes de pneus para caminhões, ônibus e pneus comerciais em todo o mundo. Essa unidade de negócios está continuamente se desenvolvendo de um simples fabricante de pneus para um provedor de soluções, oferecendo uma ampla gama de produtos, serviços e soluções relacionadas aos pneus.