No Dia Nacional do Transportador Rodoviário de Cargas a Continental alerta para a importância da gestão dos pneus das frotas

19/09/2018

• Pneus de caminhões devem ser inspecionados periodicamente para maximizar a sua durabilidade

• Realização do rodízio colabora para aumentar a vida útil dos pneus e também para a economia de combustível

São Paulo, 17 de setembro de 2018 – Cerca de 70% da carga transportada pelo Brasil é movimentada pelas rodovias* (1,064 bilhão de toneladas por quilômetro). Por isso, a Continental, maior fabricante de pneus da Alemanha e integrante de um dos maiores grupos sistemistas do mundo, aproveita o Dia Nacional do Transportador Rodoviário de Cargas para relembrar a importância da realização da gestão dos pneus.

Os pneus representam um grande custo para as frotas, por isso devem ser monitorados de perto. Cada pneu deve receber um número único para identificação (marcação a fogo) e seu histórico deve ser registrado. É importante contabilizar os gastos com aquisição, reparações e reformas, além de medir a quilometragem atingida em cada vida do pneu para calcular seu CpK (custo por quilômetro).

Quando o veículo retorna ao pátio, é importante inspecionar os pneus para evitar danos que possam inutilizá-lo. Além disso, realizar o rodízio periódico ajuda a melhorar o rendimento do conjunto, ampliando a sua vida útil.

“O desgaste na banda de rodagem dos pneus no caminhão ocorre de forma irregular e, para maximizar sua durabilidade, é importante alternar a configuração entre os eixos com alguma regularidade. Vale lembrar outro ponto importante: o consumo de combustível também é maior em caminhões rodando com pneus com desgaste irregular. Portanto, realizar o rodízio significa também reduzir custos”, explica Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus.

Além disso, o rodízio dos pneus assegura que o veículo tenha mais estabilidade, especialmente em curvas e freadas, contribuindo para a segurança do condutor e de todos ao seu redor. Para mais dicas sobre manutenção de pneus visite o Calibrada, canal da Continental Pneus no Youtube: https://goo.gl/VMoHv7

* Fonte: Departamento Nacional de Transportes Terrestres (Dnit)

Continental desenvolve tecnologias pioneiras e serviços para mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte. Em 2017, a Continental gerou vendas preliminares de cerca de € 44 bilhões e atualmente emprega mais de 243.000 pessoas em 60 países.

Divisão de Pneus tem atualmente mais de 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A vasta gama de produtos e os investimentos contínuos em P&D contribuem de forma significativa para uma mobilidade rentável e ecologicamente eficiente. Como um dos principais fabricantes de pneus do mundo, com cerca de 52.000 funcionários, a Divisão de Pneus registrou vendas de € 10,7 bilhões em 2016.

A divisão de Pneus para Veículos Comerciais da Continental é uma das maiores fabricantes de pneus para caminhões, ônibus e pneus comerciais em todo o mundo. Essa unidade de negócios está continuamente se desenvolvendo de um simples fabricante de pneus para um provedor de soluções, oferecendo uma ampla gama de produtos, serviços e soluções relacionadas aos pneus.