Pneus e tecnologia Continental levam a equipe KAMAZ-Master à vitória no Rally Dakar 2018

01/02/2018
manutencao

• Em seu 40º aniversário, o rally Dakar percorreu 9.300 km pelo Peru, Bolívia e Argentina
  • Dois caminhões da equipe estavam equipados com pneus Continental HCS e todos utilizavam o sistema de monitoramento de pneus ContiPressureCheck

São Paulo, 30 de janeiro de 2018. No último dia 20, Eduard Nikolaev, piloto da lendária equipe russa KAMAZ-Master, ganhou a categoria caminhões do Rally Dakar 2018, conquistando sua terceira vitória pessoal e 14ª para o time. Dois dos caminhões estavam equipados com pneus HCS da Continental e todos utilizaram o sistema de monitoramento ContiPressureCheck que ajudaram a impulsionar a KAMAZ-Master para a vitória.

Com 9.300 km, a corrida de Dakar é quase tão longa quanto uma temporada completa do Campeonato Mundial de Rally. O percurso deste ano partiu de Lima, no Peru, atravessou a Bolívia e terminou em Córdoba, na Argentina. Os dois caminhões KAMAZ-Master disputaram a prova de 14 dias com pneus HCS da Continental.  Já disponível no Brasil, tanto como equipamento original como no mercado de reposição, o HCS foi projetado para uso off-road oferecendo uma extraordinária resistência a danos graças a compostos especiais empregados em sua produção e ao enorme poder de tração em razão da estrutura e da geometria de sua banda de rodagem.

O caminhão KAMAZ-Master com 980 cavalos de potência estreou no Dakar 2017 e é capaz de atingir velocidades próximas a 160 km/h, exigindo de seus pneus segurança e confiabilidade excepcionais. O Continental HCS comprovou a sua durabilidade em terrenos desafiadores, incluindo sete etapas em dunas de areia, altitudes elevadas e terrenos rochosos da Cordilheira dos Andes e da região da Super Fiambala, na Argentina.

Além de fornecer pneus com a durabilidade e a tração necessárias para o Rally Dakar, a Continental também equipou os caminhões KAMAZ-Master com o sistema de monitoramento de pneus ContiPressureCheck, que a equipe afirma ter contribuído para a vitória. O motorista vencedor, Eduard Nikolaev, explica que “utilizamos de forma eficiente os benefícios do ContiPressureCheck. As informações dos sensores nos permitiram escolher as táticas corretas: às vezes nós decidíamos não parar apesar de uma perfuração porque as métricas do sensor mostravam que a pressão dos pneus ainda era suficiente para terminar a corrida. A possibilidade de medir a temperatura de cada pneu e não permitir a sua destruição é muito importante para nós. Começamos a usar o ContiPressureCheck ativamente na Silk Way 2017 e, imediatamente, sentimos o real impacto das informações sobre a condição dos pneus no desempenho da corrida".

A equipe vencedora KAMAZ-Master registrou o tempo final de 54 horas, 57 minutos e 37 segundos, tendo cruzado a linha de chegada quase quatro horas antes do competidor mais próximo. A outra equipe da KAMAZ Master, liderada por Airat Mardeev, também foi bem-sucedida: terminou em terceiro lugar.

O sistema de monitoramento de temperatura e pressão ContiPressureCheck usado pela KAMAZ-Master não foi modificado para o rally. É exatamente a mesma tecnologia disponível para os clientes da Continental em todo o mundo. O sistema depende de sensores instalados na parte interna dos pneus para exibir dados de temperatura e pressão em tempo real para cada roda. Cada sensor possui uma bateria separada, que garante uma operação constante por até 6 anos ou cerca de 643 mil quilômetros. As informações captadas são transmitidas para uma unidade de controle central que pode ser conectada a um sistema de telemetria. Nesse caso, um sistema desenvolvido pelos engenheiros da KAMAZ-Master foi empregado para obter os dados de modo a unificá-los com os outros elementos de controle.

A cooperação entre a Continental e a KAMAZ-Master reflete a agenda estratégica do negócio de pneus de veículos comerciais da marca alemã: a sua transformação de um fabricante confiável e sofisticado de pneus para um fornecedor de soluções destinadas a aumentar a eficiência das operações da frota.

"A Continental tem orgulho de ser fornecedora da equipe KAMAZ-Master", disse Rodrigo Bonilha, gerente nacional de vendas de pneus de carga da Continental Pneus Brasil. "Ao combinar o comprovado desempenho de nossos pneus com a inovadora tecnologia de monitoramento da pressão, fomos capazes de ajudar o time a economizar tempo durante a corrida. Da mesma forma, essa combinação pode ajudar todos os nossos clientes a aumentar o tempo de atividade, além de ampliar significativamente a vida útil dos pneus e reduzir os custos de combustível".

Um dos maiores fornecedores automotivos e fabricante de pneus do mundo, a Continental desenvolve tecnologias pioneiras para tornar as frotas mais seguras, mais eficientes e mais conectadas. Com tecnologia inovadora em pneus e soluções digitais para frotas, a Continental facilita o gerenciamento dos ativos e otimiza custos operacionais, agregando valor ao negócio de seus parceiros.

A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte. Em 2018, a Continental gerou vendas preliminares de cerca de € 44,4 bilhões e atualmente emprega cerca de 244.000 pessoas em 60 países e mercados.

A Divisão de Pneus tem 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo. Como um dos principais fabricantes de pneus, com cerca de 54.000 colaboradores, a divisão registrou vendas de € 11,3 bilhões em 2017. A Continental está entre as líderes de tecnologia na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos para veículos de passeio, veículos comerciais e duas rodas. Por meio do investimento contínuo em P&D, a Continental faz uma contribuição importante para a mobilidade segura, econômica e ecologicamente eficiente. O portfólio dessa divisão inclui serviços para a comercialização de pneus e para aplicações de frotas, bem como sistemas de gerenciamento digital para pneus de veículos comerciais.