Conheça – e enfrente - os 7 vilões da quilometragem do seu pneu de carga

23/07/2018

Conheça – e enfrente - os 7 vilões da quilometragem do seu pneu de carga

Nesta quarta-feira, 25 de julho, será comemorado o dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. O mercado de transporte de cargas movimenta no Brasil cerca de R$ 271 bilhões por ano e representa cerca de 4,5% do PIB nacional. Como cerca de 61% do transporte de cargas é feito pelo canal rodoviário e considerando as nossas dimensões continentais, é fácil compreender a importância desse setor para a economia. A força de trabalho desse segmento é composta por aproximadamente 1 milhão de caminhoneiros autônomos e 1,5 milhão de profissionais ligados a empresas*.

Após o combustível, os pneus representam o segundo maior custo operacional, seja de uma frota ou de um motorista autônomo. Esse dado dimensiona a importância na hora de cuidar dos pneus, que são encarados como um importante investimento capaz de garantir um retorno efetivo. Para que eles entreguem o máximo possível de quilometragem alguns vilões devem ser combatidos sem hesitação:

Alinhamento Incorreto: pode parecer óbvio, mas muitos esquecem que quando a geometria do veículo apresenta irregularidades esse pode ser um fator gerador de desgaste adicional o que compromete o tempo de uso do pneu;

Balanceamento Incorreto: outro vilão subestimado. O desequilíbrio no balanceamento das rodas, tanto estático como dinâmico, tem potencial para roubar a quilometragem originalmente prevista para o seu pneu;

Pressão incorreta: pressão abaixo ou acima da recomendada pelo fabricante é prejuízo na certa, afetando drasticamente não só a vida útil, mas contribuindo significativamente para um maior consumo de combustível;

Desenho impróprio da banda de rodagem: é muito importante na hora da escolha do pneu para o seu caminhão ou ônibus optar pelo modelo mais adequado. Por exemplo: em trechos em que há paradas frequentes, cobertura de longas distâncias, ou aplicação em solo de alta severidade, a maneira de garantir performance e vida útil elevada é escolher o desenho específico para cada aplicação;

Erro no emparelhamento: uma lembrança que não custa nada ter em mente e que custa muito se for esquecida é não harmonizar os conjuntos de pneus montados em rodado simples ou duplo, que pode adicionar uma perda significativa na quilometragem final;

Folga no conjunto da suspensão: outro vilão, este não tão silencioso... Um conjunto de suspensão com folga compromete a durabilidade dos pneus e também a segurança global do veículo. Cuidado!

Roda amassada ou torta: atenção aqui. Não estamos falando de harmonia visual. Mais feio do que uma roda amassada ou torta é o risco que essa condição expõe o veículo, o motorista e a carga. Ninguém quer lidar com uma situação em que o pneu corre risco de explosão, com perda total da dirigibilidade e sério comprometimento da segurança.

Em seu canal no Youtube a Continental disponibiliza uma série de vídeos educativos sobre segurança e manutenção preventiva dos pneus. Visite https://goo.gl/kQsHRn

Continental desenvolve tecnologias pioneiras e serviços para mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte. Em 2017, a Continental gerou vendas preliminares de cerca de € 44 bilhões e atualmente emprega mais de 243.000 pessoas em 60 países.

Divisão de Pneus tem atualmente mais de 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A vasta gama de produtos e os investimentos contínuos em P&D contribuem de forma significativa para uma mobilidade rentável e ecologicamente eficiente. Como um dos principais fabricantes de pneus do mundo, com cerca de 52.000 funcionários, a Divisão de Pneus registrou vendas de € 10,7 bilhões em 2016.

A divisão de Pneus para Veículos Comerciais da Continental é uma das maiores fabricantes de pneus para caminhões, ônibus e pneus comerciais em todo o mundo. Essa unidade de negócios está continuamente se desenvolvendo de um simples fabricante de pneus para um provedor de soluções, oferecendo uma ampla gama de produtos, serviços e soluções relacionadas aos pneus.