#Dicas Técnicas

Como utilizar com segurança o estepe temporário em situações emergenciais 

(foto de roda vermelha com pneu temporário da Continental Pneus em fundo branco)
  • Eles são práticos, leves e liberam espaço no porta-malas. Mas devem ser utilizados seguindo à risca a recomendação dos fabricantes dos veículos
  • O motorista precisa ter sempre em mente que eles foram projetados para situações emergenciais e o pneu convencional deve voltar a rodar assim que possível

Jundiaí, 11 de novembro de 2024 – Um número crescente de veículos está saindo de fábrica equipado com o estepe temporário, também conhecido como “estepe fino” ou “estepe de emergência”. Como os nomes sugerem, ele foi desenvolvido para situações emergenciais, como quando ocorre um dano no pneu e é necessária uma substituição temporária até que o condutor encontre a borracharia mais próxima. Esse tipo de pneu é menor e mais fino que os originais do veículo, e isso não ocorre por acaso.

Entre as principais vantagens do estepe temporário estão o seu menor volume, fazendo com que ele ocupe uma área consideravelmente menor no porta-malas, liberando assim mais espaço para itens como malas e compras. Isso é especialmente importante para carros com pneus com aros maiores. Além disso, seu peso sensivelmente menor contribui para a economia de combustível e facilita o manuseio no processo de troca do pneu danificado. Seu custo de reposição também é menor se comparado ao dos pneus originais do automóvel.

Os estepes temporários são seguros quando utilizados somente em situações emergenciais, com o motorista se certificando de que as orientações demandadas pela montadora sejam seguidas durante a sua utilização. Eles não podem ser instalados de forma permanente no veículo, uma vez que eles não foram projetados para este fim.

Não podemos esquecer de que ele possui características construtivas diferentes, o que altera a dinâmica do carro, entregando uma menor aderência ao solo e estando sujeito a um maior aquecimento durante a rodagem quando utilizado por longas distâncias ininterruptamente, entre outros aspectos que podem colocar a segurança em risco”, alerta Renato Siqueira, gerente de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus na América do Sul.

Uma limitação importante do estepe temporário está relacionada à sua velocidade durante a operação. Este é um ponto crucial para a segurança e o motorista necessita estar atento, respeitando o limite imposto pela montadora e providenciando a volta do pneu convencional assim que possível, sempre lembrando que o estepe fino tem uma proposta de utilização temporária, não tendo sido projetado para rodar longas distancias.

Confira no canal da Continental Pneus no Youtube outras dicas importantes sobre manutenção de pneus


Sobre a Continental

A Continental é uma fabricante líder e especialista da indústria de pneus. Fundada em 1871, a empresa registrou vendas de €39,7 bilhões em 2024 e atualmente emprega cerca de 95 mil pessoas em 54 países e mercados. As soluções em pneus do grupo tornam a mobilidade mais segura, inteligente e sustentável. Seu portfólio premium abrange pneus para automóveis, caminhões, ônibus, veículos de duas rodas e aplicações especiais, além de soluções e serviços inteligentes para frotas e revendedores de pneus. A Continental vem entregando desempenho de alto nível há mais de 150 anos e é uma das maiores fabricantes de pneus do mundo. No exercício de 2024, a Continental Pneus registrou vendas de €13,9 bilhões. A divisão de pneus da Continental emprega mais de 57 mil pessoas em todo o mundo e conta com 20 unidades de produção e 16 centros de desenvolvimento.