#Dica Técnica

Pneus de perfil baixo exigem manutenção diferenciada. Continental explica como evitar bolhas e outros danos

(foto de veículo com pneu Continental perfil baixo)
  • Pneus de perfil baixo exigem do motorista mais cuidados de manutenção, em especial em relação à calibragem
  • A recomendação é acompanhar a pressão do pneu toda a semana ou, no máximo, a cada quinze dias

Jundiaí, 22 de janeiro 2024 – Esteticamente os veículos que utilizam pneus de perfil baixo ficam mais elegantes e esportivos. Isso se dá porque a faixa de borracha é menor, então é possível colocar rodas de aros maiores e mais chamativas ou estilizadas. Os pneus de perfil baixo proporcionam mais estabilidade e respostas mais rápidas ao volante. É fácil compreender, portanto, porque pessoas apaixonadas por carros esportivos optam por pneus e rodas mais agressivas...

E é exatamente por terem uma área muito menor para a absorção e dissipação de impactos em suas laterais que os pneus de perfil baixo exigem do motorista um maior cuidado na condução e manutenção, em especial em relação à calibragem, pois o volume de ar é muito menor.

A recomendação é acompanhar a pressão do pneu toda a semana ou, no máximo, a cada quinze dias. Pela menor quantidade de borracha, pneus de perfil mais baixo apresentam uma propensão maior de serem danificados por impacto contra buracos ou meio-fio”, explica Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas.

Por isso é aconselhável evitar sempre que possível transitar por estradas esburacadas, tomar cuidado com buracos e guias e passar com cautela por obstáculos de forma a preservar a integridade dos pneus de perfil baixo e evitar a formação de bolhas.

As bolhas são muito perigosas, pois podem aumentar de tamanho e se romper a qualquer momento, causando uma perda súbita de pressão. Elas não podem ser ignoradas de forma alguma e o seu surgimento inutiliza o pneu, que deve ser substituído imediatamente”, conclui Rafael Astolfi.

Confira no canal da Continental Pneus no Youtube outras dicas importantes sobre manutenção de pneus

Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, trânsito e transporte. Em 2022, a Continental gerou vendas de € 39,4 bilhões e atualmente emprega cerca de 200.000 pessoas em 57 países e mercados.

Área de Negócios de Pneus possui 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A Continental é um dos principais fabricantes de pneus do mundo com 57.000 funcionários e registrou vendas de € 14 bilhões em 2022 nesta área. A Continental está entre os líderes tecnológicos na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos para carros de passeio, veículos comerciais e especiais, bem duas rodas. Por meio de investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento, a Continental contribui de forma significativa para uma mobilidade segura, econômica e ecologicamente eficiente. O portfólio do negócio de pneus inclui serviços para o comércio e aplicações para frotas, bem como sistemas de gestão digital.

(imagem de carro esportivo V8 amarelo Continental com adesivo Continental em ambiente de teste industrial)

Procurando por uma Revenda de Pneu para seu Carro, Van, SUV & Caminhonete?