#Dica Técnica

A roda amassada compromete o balanceamento dos pneus?

(foto em close de roda preta com pneu Continental em veículo laranja/cobre)

Aro da roda amassado compromete o balanceamento dos pneus? A resposta é sim. Entenda o porquê

  • Com as duras condições das vias urbanas e estradas do país, o conjunto roda/pneu é submetido a impactos que muitas vezes podem afetar sua estrutura

  • Responsáveis pelo contato do veículo com o solo, pneus e rodas devem ser objeto de cuidado constante

Jundiaí, 18 de maio de 2023 – Desconforto ao dirigir é uma sensação desagradável e que tem nas vibrações uma de suas causas. São várias as formas que elas se manifestam e podem estar diretamente ligadas ao conjunto roda, pneu e direção. Como responsável pelo contato do veículo com o solo, o pneu deve receber sempre uma atenção especial. Mas a roda não deve ser esquecida nesta equação.

Com as severas condições de muitas das vias urbanas e rodovias brasileiras, o conjunto roda/pneu tem que absorver constantes impactos, muitos deles tão intensos que chegam a comprometer sua estrutura. Uma cuidadosa inspeção visual pode poupar muitos problemas, detectando desgastes ou danos tanto nos pneus como nas rodas. Assim como o desgaste irregular na banda de rodagem pode sinalizar um desalinhamento na suspensão, um aro danificado compromete a segurança e o conforto ao dirigir, podendo ser a causa de incômodas vibrações e até desgastes irregulares nos pneus.

Rodas de aço amassadas normalmente afetam o balanceamento do conjunto roda-pneu, acarretando um desconforto para o motorista e acelerando o processo de desgaste dos pneus.

Em boa parte dos casos, em rodas de aço, é possível reparar a roda com um martelo de borracha ou um torno. Trata-se de um processo simples. Porém, há casos mais extremos no qual a roda pode estar bastante amassada e gerar muita vibração devido ao desbalanceamento do conjunto roda-pneu, podendo, inclusive, contribuir para o desgaste de outros componentes do veículo.

Por vezes, o dano à roda pode ser tão extenso que impede o correto assentamento dos talões, fazendo com que o pneu perca pressão lentamente. Esse quadro, além de comprometer a segurança, reduz a vida útil do pneu, podendo até danificá-lo de forma irreversível.

É também importante verificar se há a presença de trincas na roda, principalemente nas rodas de liga de alumínio. Nas rodas de aço, se ela é amassada e desamassada muitas vezes, o aço tende a encruar, ficando mais susceptível ao surgimento de trincas. Caso a roda chegue a esse estágio, o melhor a fazer é providenciar a sua substituição. Rodas de alumínio não podem ser desamassadas e precisam passar por processos especiais em oficinas especiailizadas, recomenda Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas.

O especialista também chama a atenção para a importância de sempre seguir as especificações do aro do equipamento original do veículo, evitando problemas de compatibilidade. Um aro danificado pode ser um fator contribuinte para o surgimento de vibrações, além, é claro, de colocar em risco a segurança ao dirigir. O processo de montagem de um pneu na roda deve ser feito por pessoas com treinamento específico e empregando equipamentos adequados, com conhecimento técnico para detectar se o dano sofrido por uma roda pode ou não ser reparado, conclui Rafael Astolfi.

Para proteger as rodas e torná-las mais resistentes contra possíveis impactos laterais, alguns pneus da Continental incorporam o flange rib, um ressalto de borracha na porção inferior da lateral próxima à flange da roda e que pode ser identificada através da sigla FR na denominação, como por exemplo 255/40R17 94W FR ContiSportContact 3 MO ou 225/45 R17 91W FR ContiSportContact 5 MO.

Confira no canal da Continental Pneus no Youtube outras dicas importantes sobre manutenção de pneus:


Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, trânsito e transporte. Em 2023, a Continental gerou vendas de € 41,4 bilhões e atualmente emprega cerca de 200.000 pessoas em 56 países e mercados.

As soluções da Divisão de Pneus do grupo tornam a mobilidade mais segura, mais inteligente e mais sustentável. Seu portfólio premium abrange pneus para carros, caminhões, ônibus, duas rodas e pneus especiais, bem como soluções e serviços inteligentes para frotas e varejistas de pneus. A Continental oferece desempenho superior há mais de 150 anos e é um dos maiores fabricantes de pneus do mundo. No ano fiscal de 2023, o segmento de Pneus do grupo gerou vendas de € 14 bilhões. A Divisão de Pneus da Continental emprega mais de 56.000 pessoas em todo o mundo, com 20 locais de produção e 16 de desenvolvimento.




Fachada Revenda Continental Pneus

Procurando por uma Revenda para seu Carro, Van, SUV & Caminhonete?