Jundiaí, 7 de junho de 2022. Diariamente, como parte de seu programa de estratégia “Visão 2030”, a Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, trabalha globalmente para tornar sua mobilidade mais segura, mais inteligente e mais sustentável, com o objetivo de reduzir ao mínimo o impacto da produção de seus pneus no meio ambiente.
E essa realidade não é diferente na planta da Continental localizada no polo industrial de Camaçari, na Bahia, considerada uma das mais modernas do Grupo. Para a empresa o tema vem sendo trabalhado com dedicação e comprometimento de diversos departamentos, o que conferiu à empresa a conquista de uma certificação emitida pela plataforma I-REC, que atesta a utilização de energia elétrica fornecida exclusivamente a partir de fontes renováveis e com alto desempenho em termos de sustentabilidade.
Em Camaçari é realizado o monitoramento de toda a energia gerada ou consumida de forma a garantir o uso racional das fontes energéticas, com o objetivo de minimizar perdas ou desperdícios. Atualmente, além do emprego de motores de alta eficiência, 80% da iluminação é realizada por LED. A meta é atingir 100% até o final deste ano. Há, ainda em fase monitoramento de resultados, um projeto-piloto para utilização de painéis de energia solar.
Em âmbito global, como resultado de anos de trabalho contínuo, a Continental hoje já consome 55% menos água e 17% menos energia do que a média da indústria (de pneumáticos) por tonelada métrica de pneus produzidos.
“Nós cuidamos do planeta para que o futuro permaneça em movimento. A sustentabilidade é um dos alicerces de nossos valores e buscamos sempre integrar tecnologias inovadoras e soluções sustentáveis ao longo de toda a nossa cadeia de valor. Até 2030, fortaleceremos ainda mais nossa posição de liderança, reduzindo nosso consumo de água e energia em mais 20%”, destaca Sérgio Rocha, diretor-superintendente da fábrica da Continental Pneus em Camaçari.
O objetivo da Continental é ser a empresa de pneus mais progressista em termos de responsabilidade ambiental e social. Por isso, até 2030, todos os pneus líderes de vendas da marca alemã incorporarão 60% de materiais sustentáveis. Até 2040, toda a produção será neutra em carbono e, até 2050, toda a cadeia de suprimentos em pneus será 100% neutra em carbono, com todos os pneus empregando 100% de materiais sustentáveis.
A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e soluções acessíveis para veículos, máquinas, trânsito e transporte. Em 2021, a Continental gerou vendas de € 33,8 bilhões e atualmente emprega mais de 190.000 pessoas em 58 países e mercados. Em 8 de outubro de 2021, a empresa comemorou seu 150º aniversário.
A Área de Negócios de Pneus possui 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A Continental é uma das principais fabricantes de pneus com mais de 57.000 funcionários e registrou vendas de € 11,8 bilhões em 2021 nesta área de negócios. A Continental está entre as líderes de tecnologia na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos de carros de passeio, veículos comerciais e especial, bem como para duas rodas. Através do investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento, a Continental contribui significativamente para uma mobilidade segura, econômica e ecologicamente mais eficiente. O portfólio desta unidade de negócios inclui serviços para a indústria de pneus, aplicações comerciais e de frotas, bem como sistemas de gestão digital.