# História

Continental se baseia em 150 anos de história para desenvolver tecnologia com foco no futuro

(imagem em preto e branco de dois homens ao lado de um trator antigo - oficina mecânica ao fundo, com pneus agrícolas ao lado) Em 1938, a Continental lançou o T4, o primeiro pneu autolimpante da marca com um novo desenho de banda de rodagem semelhante ao usado hoje

• Ao completar 150 anos de dedicação à fabricação de pneus, a Continental está celebrando uma rica herança que incluiu a primeira aplicação pneumática para tratores, enquanto desenvolve a tecnologia do futuro que ultrapassa os limites de desempenho e eficiência

A Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, iniciou sua produção em 1871 e, em 1928, foi a primeira na Europa a fazer um pneu para tratores. "No início, a Continental produzia ferraduras com revestimento de borracha para dar mais aderência em superfícies molhadas ou geladas", relembra Hans Dietrich, que trabalha para a Continental há mais de 50 anos.

Nas primeiras décadas do século XX, muitos tratores funcionavam em rodas revestidas de borracha. A introdução de pneumáticos de baixa pressão realizada pela Continental foi o primeiro passo para os pneus tratores radiais usados hoje. "O pneu radial, que agora supera o pneu cross-ply, é mais suave para o chão, tem uma resistência de rolamento mais baixa e dura mais tempo", explica Dietrich.

Em 1938, a Continental lançou o T4, tornando-se o primeiro fabricante na Alemanha a fazer um pneu autolimpante com um novo design de banda de rodagem. Pela primeira vez, os lugs de banda de rodagem não estavam conectados, aprimorando a tração. O projeto integrou pequenas curvas e ângulos no design a fim de melhorar constantemente as propriedades de limpeza do pneu.

A Continental também integrou a tecnologia digital em pneus agrícolas. O ContiPressureCheck monitora o acúmulo de calor e a pressão do pneu para ajudar o operador a fazer ajustes que reduzirão a compactação e aumentarão a sua vida útil. "No futuro, os sensores não só monitorarão a pressão e a temperatura dos pneus, mas também detectarão a condição do solo. Monitorando a deformação do pneu, o sensor também será capaz de detectar a carga", explica Benjamin Hübner, gerente de linha de produtos para pneus agrícolas.

Dados adicionais como condições climáticas, pesos de colheita e de materiais agrícolas também poderiam ser usados para ajudar a determinar com mais precisão a pressão ideal de operação.  Uma vez que os dados foram colhidos, o trator poderia usar um suprimento de ar a bordo para regular constantemente a pressão dos pneus, dependendo da velocidade, carga e condições do solo. "Isso aumentará ainda mais a eficiência operacional, reduzirá a compactação e ajudará os agricultores a incrementar a produtividade e a melhorar a saúde do solo", conclui Hübner.

Clique aqui e conheça toda a linha

(imagem em preto e branco de trator puxando carga) Em 1928, a Continental tornou-se a primeira empresa na Europa a fabricar um pneu para trator