# Dicas Técnicas

Quando retirar um pneu superelástico de operação? A Continental explica

(foto de empilhadeira com pneus Continental - fundo de interno de galpão com prateleiras altas cheias de produtos)
 
 
  • Modelos superelásticos são indicados operar dentro ou fora de instalações industriais
  • Segundo especialista da Continental Pneus é possível otimizar a sua utilização até o limitador de desgaste

São Paulo, 15 de janeiro de 2020 - Para alertar os usuários em relação ao momento correto da substituição, a Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, integrou em sua linha de produtos superelásticos um indicador de vida útil. Trata-se de um ressalto na região do ombro que delimita o uso da banda de rodagem.

Os pneus superelásticos têm como principal característica a sua construção compacta, robusta e adequada para serviços extremamente árduos, destacando-se em terrenos lisos e regulares. São indicados para operar dentro ou fora de instalações industriais, em situações que apresentam grande risco de perfuração ou ataque à banda de rodagem por materiais pontiagudos e contundentes.

O fato de o desenho da banda de rodagem ter sido totalmente aproveitado, ou seja, de o pneu estar “liso”, não determina a sua substituição. Portanto, é possível otimizar a sua utilização sempre até o limitador de desgaste”, explica Vinicius Penna, gerente de pneus especiais da Continental para o Mercosul.

A banda mais lisa no pneu superelástico não interfere no desempenho nem tão pouco na segurança da empilhadeira pois, ao contrário dos veículos de passeio que são leves e rodam em altas velocidades, os veículos industriais são muito pesados e devem, obrigatoriamente, ser operados em baixa velocidade. “Esta combinação de elevado peso e baixa velocidade proporciona aos pneus da empilhadeira uma boa aderência, mesmo em situações de piso úmido”, complementa Vinícius Penna.

Mas vale ressaltar que em condições de piso úmido a atenção deve ser redobrada quando a empilhadeira estiver rodando com pneus “lisos”. Além disso, é importante também evitar o acesso a rampas com inclinações muito acentuadas.

Esse cenário é válido apenas se o pneu apresentar um desgaste considerado “regular”, ou seja, um consumo uniforme da banda. Caso o contrário, a Continental recomenda a realização de rodízio ou a substituição do pneu.

Para mais informações sobre a linha de pneus da Continental para aplicações industriais acesse aqui



Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e soluções acessíveis para veículos, máquinas, trânsito e transporte. Em 2021, a Continental gerou vendas de € 33,8 bilhões e atualmente emprega mais de 190.000 pessoas em 58 países e mercados. Em 8 de outubro de 2021, a empresa comemorou seu 150º aniversário.

Área de Negócios de Pneus possui 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A Continental é uma das principais fabricantes de pneus com mais de 57.000 funcionários e registrou vendas de € 11,8 bilhões em 2021 nesta área de negócios. A Continental está entre as líderes de tecnologia na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos de carros de passeio, veículos comerciais e especial, bem como para duas rodas. Através do investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento, a Continental contribui significativamente para uma mobilidade segura, econômica e ecologicamente mais eficiente. O portfólio desta unidade de negócios inclui serviços para a indústria de pneus, aplicações comerciais e de frotas, bem como sistemas de gestão digital.