# Sustentabilidade

Recapagem de pneus: entenda os benefícios

(foto interna do BestDrive da Continental)

Recapagem de pneus: entenda os benefícios gerados por essa tecnologia eco-friendly

• Quase 40 quilos de matéria-prima são economizados em cada pneu recapado, incluindo borracha, aço e negro de fumo
  • Até 2025, a Continental está comprometida a ter 10% das matérias-primas empregadas na produção de seus pneus oriundas de materiais reciclados
  • A fábrica ContiLifeCycle da Continental em Hanover, na Alemanha, é a primeira a fazer uso da sinergia entre a recapagem de pneus e a reciclagem de borracha

Jundiaí, 30 de setembro de 2022 – Não é só o bolso do frotista ou do caminhoneiro que agradece quando um pneu ganha mais uma vida. O meio ambiente também, assim como todos os que estão preocupados em adotar uma postura ecologicamente correta em relação ao nosso planeta.

A recapagem de pneus de caminhão e ônibus é uma prática mais sustentável, pois os pneus reformados empregam até 75% de material reciclado. Além disso, quase 40 quilos de matéria-prima são economizados em cada pneu recapado, incluindo borracha, aço e negro de fumo. Esse processo também economiza óleo, uma vez que a fabricação de um pneu novo de tamanho médio para caminhão requer aproximadamente 22 galões, contra apenas sete galões de óleo para ser recapado.

Sustentabilidade e desenvolvimento ambientalmente corretos já são parte do negócio da Continental, que inaugurou em 2013 a primeira planta de produção em todo o mundo a fazer uso da sinergia entre a recapagem de pneus e a reciclagem de borracha: a fábrica da ContiLifeCycle (CLC) em Hanover, na Alemanha.

Estabelecendo novos padrões em sustentabilidade, a marca alemã desenvolveu um processo próprio em escala industrial para reciclar a borracha dos pneus usados, permitindo que a matéria-prima seja diretamente devolvida ao ciclo de produção de pneus novos ou recapados para caminhões e ônibus. Essa tecnologia, inclusive, foi reconhecida como inovação ambiental pelo Ministério Federal do Meio Ambiente da Alemanha.

A fábrica ContiLifeCycle faz uso de equipamentos inovadores para reprocessar a quente pneus usados de caminhão e ônibus. O processo tem início com a inspeção digital de todas as carcaças. Durante a reforma, o pó de borracha é recolhido e transformado em borracha reciclada para uso na fabricação de pneus novos. Isso reduz a quantidade de resíduos em 80% e colabora para economizar até 7.800 toneladas métricas de dióxido de carbono anualmente.

Até 2025, a Continental está comprometida a ter 10% das matérias-primas empregadas na produção de seus pneus oriundas de materiais reciclados como parte de seu projeto de desenvolvimento de uma mobilidade eficiente, limpa, verde, inteligente e acessível a todos.

Conheça mais sobre nossas bandas de recapagem aqui

(foto de pessoa com luva segurando um pneu de carga para ser utilizado em máquina)

(Imagem de caminhão na cor amarelo Continental com adesivo da Continental em ambiente de teste industrial)

Procurando por uma Revenda de Pneu para seu Caminhão ou Ônibus?