# Dicas Técnicas

Transmaion recapa 2.000 pneus/ano com bandas da Continental e reduz custos operacionais

(foto de caminhão carreta da transportadora Transmaion)
  • Empresa consome anualmente 3.600 pneus e utiliza as bandas de rodagem ContiTread para ampliar a vida útil com performance equivalente
  • Análise técnica interna da transportadora identificou diversos benefícios com esta estratégia

Jundiaí, 31 de julho de 2023 – Todos os 250 caminhões da Transmaion, tradicional transportadora com mais de 30 anos de atuação no segmento, são equipados com pneus da Continental. A parceria com a fornecedora de pneus de tecnologia alemã inclui, ainda, o emprego das bandas de rodagem ContiTread no processo de recapagem dos pneus.

Desde que optamos por trabalhar com as bandas originais da Continental há cerca de dois anos temos realizado um monitoramento constante do desempenho destes pneus e constatamos a entrega de uma quilometragem muito maior na comparação com as outras bandas de recapagem, comenta Lucas Maion, proprietário da Transmaion.

Fundada na cidade de Pratânia, no interior paulista, a Transmaion atua no transporte rodoviário de caçamba e graneleiro, carregando produtos como grãos, laranja, açúcar e fertilizantes.  Com um consumo anual de 3.600 pneus, nada mais natural do que a empresa estabelecer uma estratégia para o processo de recapagem na busca pela redução de seus custos operacionais.

Hoje, a empresa realiza a recapagem de 2.000 pneus/ano utilizado as bandas de rodagem ContiTread nesse processo. Uma análise técnica interna promovida pela Transmaion identificou não só a entrega de uma maior quilometragem em comparação com bandas para recapagem de outras marcas, como também constatou uma performance geral dos pneus recapados muito próxima a dos pneus originais.

Para Lucas Maion, outro importante fator para essa decisão foi a garantia da carcaça oferecida pela Continental para quem opta pelo uso das bandas de rodagem ContiTread. Essa iniciativa comprova o comprometimento do fabricante com a qualidade do seu pneu e se soma a outras vantagens que registramos em nossa análise técnica. A Transmaion, que atua nos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná, tem no HTR1 da Continental o principal pneu da sua frota.

O HTR1 tem entre suas características o rodar silencioso e uma menor resistência ao rolamento que proporciona maior economia de combustível. Seu sulco com desenho piramidal patenteado evita a retenção de pedras e sua carcaça foi projetada para entregar um maior aproveitamento quando da recapagem.

Nosso objetivo é prover ao nosso cliente final o menor custo total de direção prolongando a utilização do pneu e protegendo, assim, o investimento realizado em sua aquisição. Um aspecto fundamental da recapagem da Continental é também o compromisso com a sustentabilidade, uma vez que um pneu recapado utiliza menos insumos que a produção de um produto novo” destaca Thais Oliveira, diretora de vendas de pneus de carga da Continental.

Confira mais detalhes desse caso de sucesso da Transportadora Transmaion no novo episódio da websérie “Minuto Conti”, que compartilha as experiências de frotistas usuários das bandas de rodagem ContiTread™ da Continental. Veja aqui!

(Imagem de caminhão na cor amarelo Continental com adesivo da Continental em ambiente de teste industrial)

Procurando por uma Revenda de Pneu para seu Caminhão ou Ônibus?