A São Xico da serra gaúcha
Trilhas para caminhadas e bike, reservas ecológicas e até uma livraria imperdível. São Francisco de Paula é assim. E mais: a cidade faz parte de algumas das mais interessantes rotas turísticas do Brasil com direito a cachoeiras, cânions e neve. Essas atrações estão a apenas a 115 quilômetros de Porto Alegre.. Por isso, São Francisco de Paula foi escolhida como um dos destinos para uma agradável viagem de fim de semana.
São Francisco de Paula integra vários circuitos turísticos oficiais do Rio Grande do Sul, juntamente com outras cidades da região: as rotas Romântica e dos Campos de Cima da Serra, além dos Caminhos da Neve e o Circuito Cascatas e Montanhas. Todos têm estradas bem sinalizadas, hotéis, pousadas e restaurantes.
Na Rota Romântica as cidades pelo caminho, de forte colonização alemã, exibem seus jardins floridos nas ruas praças e moradias. Esse cenário varia de colorido conforme a estação do ano, assim como também as festas populares, eventos culturais e produtos artesanais mudam.
Na chamada rota dos Campos de Cima da Serra está a parte mais alta do estado rio-grandense. Ali, a grande atração são os imensos cânions do Parque Nacional dos Aparados da Serra, onde há também muitas trilhas, cachoeiras e serviços de passeios a cavalo. Os Caminhos da Neve, como o nome sugere, cruzam 18 cidades incluindo São Francisco de Paula, com maior ocorrência de neve durante os meses mais frios do inverno.
Por fim, o Circuito Cascatas e Montanhas é a meca dos adeptos dos pedais. Quem tiver a oportunidade de levar suas magrelas na viagem pode curtir 123 quilômetros de estradas de terra entre as cidades de Rolante, Riozinho e São Francisco de Paula.