Pneus de tecnologia Alemã

Flatout + Continental Pneus | Sua overdose de cultura automotiva

Rodízio de pneus: como e quando fazer?

Iniciar
Flatout - Rodízio de pneus: como e quando fazer? | Continental (imagem do Juliano Barata ao lado de pneus Continental)
 


 

Manter os seus pneus calibrados é fundamental para você evitar o desgaste precoce e reduzir a chance de formação de bolhas. Mas existe outra coisa que você precisa fazer para preservar os seus pneus e aumentar a sua vida útil: reposicioná-los periodicamente – o famoso rodízio de pneus

Por que é preciso fazer rodízio de pneu? Bem, o desgaste dos pneus nunca é simétrico. Carros de tração dianteira acumulam duas funções no eixo da frente: esterçar e tracionar. Carros de tração traseira são mais equilibrados porque o eixo de trás traciona e o da frente esterça e os 4x4 misturam um pouco dos dois – mas ainda assim, a natureza do desgaste de cada eixo é diferente e por isso fazer o rodízio dos pneus também é necessário. E em paralelo a tudo isso, nós temos os casos de pneus direcionais e veículos com medidas diferentes entre a dianteira e a traseira.

Cada um destes casos exige um método diferente de rodízio e neste vídeo nós vamos explicar todos eles. É bem simples.

De quanto em quanto tempo você deve fazer o rodízio? Quantos km? É parecido com o intervalo da troca de óleo, então você pode até casar as duas coisas para não esquecer. A recomendação é que você faça a cada 5 mil ou 10 mil km – mesmo se não houver sinais visíveis, porque o desgaste está na casa de poucos milímetros ou mesmo das micras, por isso nem sempre você vai ter uma informação precisa a olho nu. Mas claro, se há uma diferença de desgaste que você consegue ver, aí o rodízio é mais importante ainda.

Mas existe diferença no rodízio de pneus em veículo de tração traseira, dianteira e 4x4? E pneus direcionais e assimétricos? A resposta é sim em todos os casos e o Juliano do Flatout explica cada ponto no vídeo acima, confira 😉


 

Apaixonados por veículos e buscando cada vez mais estar conectada a experiência viciante do automobilismo, a Continental inicia uma nova parceria para o ano de 2020 com FlatOut!

Conhecidos por serem a casa de quem gosta de mecânica, de técnicas de pilotagem, de lançamentos automotivos e das as últimas notícias bem analisadas, a equipe FlatOut traz a técnica com explicação compreensível, argumentos com dados e fatos servidos com uma narrativa gostosa. E agora, irão contar como parceiro oficial, a tecnologia alemã da Continental Pneus.

Ama clássicos de coleção e veículos preparados ou customizados? Você tem perguntas específicas sobre cuidados com os pneus do seu carro? Como reagir em situações de direção perigosas? Ou talvez você esteja procurando aprimorar seus conhecimentos gerais? Você veio ao lugar certo! Confira os vídeos ou assista a integra na página do FlatOut.

Acelerados

Acelerados + Continental Pneus | Para quem tem gasolina e adrenalina nas veias

Gasolina e adrenalina nas veias: Rubens Barrichello, Cassio Cortes e Gerson Campos aceleram superesportivos e trazem as últimas novidades automotivas!

Acesse aqui

Extreme.E

A Continental é Parceira Fundadora do Extreme.E, uma competição que define novos patamares de desempenho e segurança para a mobilidade elétrica.

Acesse aqui

Conectando Destinos

(logo da campanha Conectando Destinos da Continental Pneus)

Roteiro de viagem com até 150 quilômetros de distância a partir de algumas das principais capitais com destino a cidades turísticas.🗺🧳

Acesse aqui