Pneus de tecnologia Alemã

Flatout + Continental Pneus | Sua overdose de cultura automotiva

Calibragem do pneu? Nunca? Veja no teste o prejuízo no bolso


Iniciar
Calibragem do pneu? Nunca? Veja no teste o prejuízo no bolso (Juliano Barata verificando pressão do pneu)

Se você chegou até aqui, certamente sabe da importância que os pneus possuem! Eles são os únicos componentes em contato com o solo e por isso são um dos responsáveis por tudo que um veículo pode fazer: frear, acelerar, fazer curvas e desvios. E sem ar, o pneu não pode fazer nada disso direito, porque ele é o componente que estabiliza a estrutura do próprio pneu.

Agora, com certeza você tem amigos, parentes e colegas que acham que o carro é como um celular. Só repor a energia e usar, não é? O teste deste vídeo feito pelo canal Flatout Brasil foi pensado para você encaminhar justamente para esta turma e ajudá-los a evitar jogar dinheiro no lixo!

Seu carro pode ter dez anos de uso ou ser zero quilômetro. O ar sempre irá escapar lentamente de dentro dos pneus e não há nada que você possa fazer para evitar isso – a não ser repor este ar calibrando os pneus, idealmente toda semana.

Por que o ar fica escapando? A na construção do pneu, o composto de borracha do pneu é feito de milhares de cadeias moleculares de polímeros, como correntes flexíveis, em escala microscópica. O ar pressurizado aqui dentro está sempre gerando uma força para fora, e há uma permeação microscópica nessas cadeias de polímeros: algumas moléculas de ar acabam passando e voltando para a atmosfera.

O ar também escapa pela junção do pneu com o aro, porque sempre há uma porosidade nesta superfície, ainda mais em rodas mais usadas. Também escapa pela válvula, especialmente quando ela já está mais velha.
Num caso feliz típico, estamos falando de uma perda de 1 PSI, ou aproximadamente 3%, a cada quatro semanas, mas um conjunto um pouco mais antigo pode ter uma perda até quatro vezes maior. Isso significa que, em pouco mais de três meses, você pode perder até 40% da pressão do seu pneu.

Com uma calibragem fora desta forma, você aumenta o consumo de combustível, aumenta as chances de criar uma bolha no pneu, desgasta a banda de rodagem de forma irregular e acaba perdendo o pneu de forma precoce – fora o risco maior de sofrer um acidente porque o pneu murcho piora muito o equilíbrio do carro.

Nesse teste o Honda Civic anda em três cenários de calibragem: primeiro, acompanhar o consumo de combustível com a calibragem dos pneus na especificação de fábrica. Depois, para uma perda de 20% da pressão dos pneus e por fim, para 40% a menos de ar.

Agora corre assistir o vídeo para ver o resultado que fica no seu bolso pela falta de disciplina na calibragem! 😉

Apaixonados por veículos e buscando cada vez mais estar conectada a experiência viciante do automobilismo, a Continental inicia uma nova parceria para o ano de 2020 com FlatOut!

Conhecidos por serem a casa de quem gosta de mecânica, de técnicas de pilotagem, de lançamentos automotivos e das as últimas notícias bem analisadas, a equipe FlatOut traz a técnica com explicação compreensível, argumentos com dados e fatos servidos com uma narrativa gostosa. E agora, irão contar como parceiro oficial, a tecnologia alemã da Continental Pneus.

Ama clássicos de coleção e veículos preparados ou customizados? Você tem perguntas específicas sobre cuidados com os pneus do seu carro? Como reagir em situações de direção perigosas? Ou talvez você esteja procurando aprimorar seus conhecimentos gerais? Você veio ao lugar certo! Confira os vídeos ou assista a integra na página do FlatOut.

FlatOut

Flatout + Continental Pneus | Sua overdose de cultura automotiva

Sua overdose de cultura automotiva, com carros antigos, preparados, técnicas de pilotagem e muito mais!

Acesse aqui

Acelerados

Acelerados + Continental Pneus | Para quem tem gasolina e adrenalina nas veias

Gasolina e adrenalina nas veias: Rubens Barrichello, Cassio Cortes e Gerson Campos aceleram superesportivos e trazem as últimas novidades automotivas!

Acesse aqui

Extreme.E

A Continental é Parceira Fundadora do Extreme.E, uma competição que define novos patamares de desempenho e segurança para a mobilidade elétrica.

Acesse aqui

Encontre o pneu ideal com a tecnologia mais avançada

Compartilhe