Pneus de tecnologia Alemã

Pneus Run Flat: quatro curiosidades que você não sabia (Desenho 3D da tecnologia Run Flat SSR)

Pneus Run Flat

17/02/2021
Pneus Run Flat: quatro curiosidades que você não sabia (Desenho 3D da tecnologia Run Flat SSR)

Pneus run flat: quatro curiosidades que você provavelmente não sabia


  • Há no mercado três tipos de tecnologias de pneus run flat
  • No Brasil, a Continental coloca à disposição do consumidor 57 itens de pneus run flat

São Paulo, 17 de fevereiro de 2021 – Como toda a solução inovadora, o runflat gera sempre muitas dúvidas. Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus, fabricante de pneus de tecnologia alemã, aborda quatro curiosidades sobre essa tecnologia que vem ganhando cada vez mais atenção da indústria automotiva ao permitir ao motorista continuar rodando com o veículo em caso de perda total da pressão interna do ar:


1 – Há diferentes tipos de tecnologias – Há, basicamente, três tipos de pneus run flat: os com “suporte auxiliar”, que contam com peças em forma de anel em seu interior para suportar a carga em caso de perda de pressão; os pneus “auto suporte”, mais comuns, que contam com reforços de borracha em suas laterais para suportar o peso do veículo e, os mais modernos, os chamados “auto selantes”, que dispõem de uma camada polimérica viscosa de baixo índice de vulcanização em seu interior capaz de selar furos como uma cola.

2 – Parecem iguais, mas não são – Embora pareçam iguais, cada tipo de run flat possui a sua especialidade. Normalmente, os pneus que contam com os anéis de suporte em seu interior são mais difíceis de serem montados e balanceados.

“Porém, são ideais para veículos blindados, veículos de segurança e militares, pois resistem a danos em suas laterais e continuam estando aptos a rodar, mesmo que precariamente, quando totalmente destruídos”, explica Rafael Astolfi.

3 – O favorito das montadoras - Os pneus do tipo “auto suporte”, como os SSR da Continental, são os mais comuns do mercado por serem mais funcionais e de valor acessível. São mais leves em comparação aos pneus de suporte auxiliar, porém susceptíveis a ficarem inutilizados em caso de danos nas laterais. Demandam rodas especiais e não são intercambiáveis com pneus comuns. Algumas montadoras, como Mini e BMW, adotam os pneus do tipo SSR em praticamente 100% de seus veículos.

4 – Segurança e silêncio adicional - Os pneus run flat mais modernos  - que, na verdade não são run flats, pois não rodam sem ar e que vêm ganhando espaço no mercado - são os do tipo auto selante, como os modelos ContiSilent da Continental. Apesar de serem os mais caros entre os três tipos, eles trazem muitas vantagens: são os mais leves e mais silenciosos, podem ser intercambiados com pneus comuns e não afetam a dirigibilidade ou conforto do veículo. Entretanto, também são sensíveis a possíveis danos nas laterais.

Os pneus auto selantes ainda possuem um futuro promissor por outra razão na visão de Rafael Astolfi: “quando combinados a camadas de espumas de poliuretano, muito parecidas com esponjas, chegam a reduzir o nível de ruído interno percebido pelos passageiros em 9dB, o equivalente à diferença entre uma conversa e uma discussão acalorada”, conclui.

No Brasil, a Continental disponibiliza 57 itens de pneus run flat nas linhas ContiPremiumContact, ContiPremiumContact 2, PremiumContact 6, ContiProContact, CrossContact LX Sport, CrossContact UHP, ContiSportContact 2, ContiSportContact 3, ContiSportContact 5, SportContact 6 e EcoContact 6.

Para conhecer mais sobre a linha de pneus run flat da Continental, visite www.conti.com.br


A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte. A Continental gerou vendas preliminares de € 37,7 bilhões em 2020 e atualmente emprega mais de 235.000 pessoas em 58 países e mercados. Em 2021, a empresa comemora 150 anos.

A Área de Negócios de Pneus possui 24 unidades de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A Continental é um dos principais fabricantes de pneus, com mais de 56.000 colaboradores, e essa ára de negócio registrou vendas preliminares de € 10,2 bilhões em 2020. A Continental está entre os líderes em tecnologia na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos para carros de passeio, veículos comerciais e especiais, bem como para duas rodas. Por meio de investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento, a Continental faz uma importante contribuição para uma mobilidade segura, econômica e ecologicamente eficiente. O portfólio da área de negócios de Pneus inclui serviços para o comércio de pneus e para aplicações em frotas, bem como sistemas de gerenciamento digital para pneus.

Compartilhe