Pneus de tecnologia Alemã

4 Bandeiras da Continental na frente de um prédio

Alerta Sobre Manutenção de Pneus das Vans Escolares

26/01/2022
(foto de van com pneu Continental e estrada durante chuva)


Continental alerta sobre a importância da manutenção dos pneus das vans escolares no retorno às aulas presenciais

  • Manutenção preventiva é fundamental para garantir a segurança no transporte das crianças

  • Cuidar dos pneus, assim como verificar a calibragem correta frequentemente, tem reflexos positivos inclusive sobre o lucro da operação


São Paulo, 26 de janeiro de 2022 – Com o retorno dos alunos às escolas na retomada das aulas presenciais, os veículos de transporte escolar voltam a circular, levando e trazendo crianças e adolescentes.

É mais do que evidente a grande responsabilidade desta tarefa e por isso a Continental destaca alguns procedimentos simples relacionados à manutenção preventiva dos pneus que aumentam não só o nível de segurança dessa logística de descolamento, como também contribuem para uma operação mais lucrativa.

Calibrar de forma correta e periódica os pneus parece algo muito básico, mas infelizmente é muitas vezes deixado de lado”, comenta Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus. Segundo o especialista, não faltam motivos para alterar essa prática. “Rodar com os pneus na pressão correta impacta diretamente no aumento da vida útil do pneu e no consumo de combustível. Uma van que rode 30.000 km em um ano com 3,0 psi (ou libras) de pressão abaixo da recomendada registra um aumento de até 2%, chegando a desperdiçar um tanque de 55 litros, o que expressivo considerando o preço atual preço dos combustíveis”, ressalta Astolfi.

Os motoristas também devem evitar os impactos conta o meio-fio. Como as paradas para embarque e desembarque são muito frequentes, esse é um cuidado fundamental, pois embora as laterais dos pneus das vans sejam reforçadas, elas podem ficar gradativamente enfraquecidas a cada choque. Em casos extremos, esses impactos chegam até mesmo a cortar a lateral dos pneus, podendo romper a lona da estrutura interna, o que favorece a formação de bolhas.

Outro importante cuidado adicional com os pneus das vans é a verificação periódica da profundidade dos sulcos. A Continental recomenda uma profundidade mínima de 3 mm para que o pneu possa drenar a água adequadamente.

Para o segmento de vans, a Continental Pneus comercializa no mercado brasileiro os modelos Vanco-8 e VanContact™ AP, projetados para entregar alta quilometragem, durabilidade e menores distâncias de frenagem tanto em piso seco como molhado.

Reforçando o seu compromisso com a segurança, a Continental Pneus disponibiliza em seu canal no Youtube uma série de vídeos educativos voltados para a direção segura e a prevenção de acidentes. Para acessá-los, visite https://goo.gl/kQsHRn


Compartilhe