Pneus de tecnologia Alemã

5 Dicas Sobre Rodado Duplo de Pneus de Carga (imagem pneus de carga gastos irregularmente)

5 Dicas Sobre Rodado Duplo de Pneus de Carga

22/03/2021

Emparelhamento adequado prolonga a quilometragem dos pneus e colabora para a economia de combustível

  • É importante manter montados no eixo pares perfeitos, ou seja, pneus da mesma marca, modelo, desenho, calibragem e ciclo de vida
  • O desaparelhamento impacta em cerca de 30% a vida útil do pneu na frota e também aumenta o consumo de combustível
  • Confira 5 dicas da Continental para manter a pressão correta dos pneus em rodados duplos

São Paulo, 22 de março de 2021 - A utilização de pneus de diferentes marcas, modelos, desenhos de banda de rodagem, diâmetro, profundidade de sulco, ciclo de vida e calibragem em rodados duplos prejudica o rendimento quilométrico de caminhões e ônibus e compromete o reaproveitamento do produto em futuras reformas. O alerta é de Rafael Astolfi, gerente de Assistência Técnica da Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã.
Por isso, a recomendação é manter na montagem do eixo pares perfeitos – de mesmo diâmetro, o que evita uma distribuição desigual da carga sobre os pneus e que estes rodem em velocidades diferentes e, consequentemente, seu desgaste prematuro ou irregular.
Para se ter uma ideia, uma diferença de apenas 3 mm em diâmetro entre um pneu e outro – o que aparentemente parece ser quase nada – é extremamente prejudicial ao desempenho quilométrico. O mesmo ocorre se o emparelhamento envolver modelos com banda de rodagem diferentes.

Para se ter uma ideia, uma diferença de apenas 3 mm em diâmetro entre um pneu e outro – o que aparentemente parece ser quase nada – é extremamente prejudicial ao desempenho quilométrico. O mesmo ocorre se o emparelhamento envolver modelos com banda de rodagem diferentes.
Outro fator muito prejudicial ao emparelhamento duplo é a falha de calibragem, principalmente do pneu interno. “Cerca de 50% dos pneus inspecionados por nossos consultores em campo estão com pressão de inflação abaixo ou muito abaixo da recomendada. Infelizmente perde-se muito dinheiro e também pneus por conta de algo tão simples de ser corrigido”, avalia Rafael Astolfi.
O desaparelhamento, além de favorecer um maior consumo de combustível, torna mais difícil para o veículo realizar curvas, além impactar em até 30% a vida útil do pneu na frota ao colaborar para o desgaste irregular do pneu e para o estresse da carcaça, o que pode inviabilizar a sua reutilização em nova vida (recapabilidade).


Confira 5 dicas da Continental para manter a pressão correta dos pneus em rodados duplos:

1. Estabelecer – e seguir - um calendário ou política de manutenção de calibragem (a cada duas semanas, no mínimo, corrigindo a pressão para as condições vazio/carregado)

2. Garantir que a calibragem esteja adequada à carga que será transportada

3. Instalar um extensor de válvulas para verificação e calibração dos pneus internos

4. Investir em soluções de monitoramento digital

5. Utilizar o manômetro calibrado para efetuar a calibragem e não confiar em métodos alternativos como batidas com o “martelinho”


Em seu canal no Youtube a Continental disponibiliza uma série de vídeos educativos sobre segurança e manutenção preventiva dos pneus. Visite: https://goo.gl/kQsHRn


A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte. A Continental gerou vendas preliminares de € 37,7 bilhões em 2020 e atualmente emprega mais de 235.000 pessoas em 58 países e mercados. Em 2021, a empresa comemora 150 anos.

A Área de Negócios de Pneus possui 24 unidades de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A Continental é um dos principais fabricantes de pneus, com mais de 56.000 colaboradores, e essa ára de negócio registrou vendas preliminares de € 10,2 bilhões em 2020. A Continental está entre os líderes em tecnologia na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos para carros de passeio, veículos comerciais e especiais, bem como para duas rodas. Por meio de investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento, a Continental faz uma importante contribuição para uma mobilidade segura, econômica e ecologicamente eficiente. O portfólio da área de negócios de Pneus inclui serviços para o comércio de pneus e para aplicações em frotas, bem como sistemas de gerenciamento digital para pneus.

Compartilhe