Pneus de tecnologia Alemã

ContiExperience - Entretenimento Continental Pneus (Parcerias, patrocínios, vídeos, dicas, eventos)

Pneus inadequados impactam no consumo de combustível e na frenagem, alerta Continental

30/10/2019
conti

Pneus inadequados impactam no consumo de combustível e na frenagem, alerta Continental

• Maior consumo de combustível e aumento da distância de frenagem são alguns dos transtornos apontados pela fabricante alemã de pneus
• Uma escolha incorreta pode aumentar em muito o risco de acidentes


São Paulo, 30 de outubro de 2019 – Os pneus estão para os carros assim como os calçados estão para os nossos pés. Se o uso de um calçado inadequado pode gerar grandes inconvenientes, um pneu mal aplicado em um veículo pode causar muitos transtornos.


Por isso, no momento de adquirir um pneu é sempre necessário levar em consideração as demandas do veículo e o tipo de aplicação. “Um pneu misto em um veículo urbano, por exemplo, gera maior ruído - prejudicando o conforto do motorista - e reduz a velocidade de resposta de direção, além de aumentar significativamente o consumo de combustível e as distâncias de frenagem”, explica Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus, fabricante de pneus de tecnologia alemã.


Da mesma forma, o uso de pneus on-road em veículos fora de estrada (off-road) trazem a desvantagem óbvia de reduzir o poder de tração e propiciam um risco pouco lembrado: um eventual aumento na aderência lateral poderá até ocasionar uma tendência do veículo ao capotamento.


Outra questão importante, lembra Rafael Astolfi, envolve a alteração nas dimensões dos pneus, que pode acarretar comportamentos difíceis de serem previsto em razão do grande número de variáveis envolvidas. “Aumentos de diâmetro, por exemplo, podem demandar um maior torque do motor, causar sobrecarga nos freios, além de alterar a dinâmica do veículo”, complementa o especialista da Continental Pneus.


É fundamental respeitar a medida, os índices de carga e o símbolo de velocidade do pneu, optando sempre por modelos com índices iguais ou superiores aos originais, pois uma escolha inadequada pode aumentar em muito o risco de acidentes.


Para mais dicas técnicas sobre manutenção preventiva dos pneus acesse o Calibrada Continental no Youtube: https://goo.gl/VMoHv7
 

A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte. A Continental gerou vendas preliminares de € 37,7 bilhões em 2020 e atualmente emprega mais de 235.000 pessoas em 58 países e mercados. Em 2021, a empresa comemora 150 anos.

A Área de Negócios de Pneus possui 24 unidades de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A Continental é um dos principais fabricantes de pneus, com mais de 56.000 colaboradores, e essa ára de negócio registrou vendas preliminares de € 10,2 bilhões em 2020. A Continental está entre os líderes em tecnologia na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos para carros de passeio, veículos comerciais e especiais, bem como para duas rodas. Por meio de investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento, a Continental faz uma importante contribuição para uma mobilidade segura, econômica e ecologicamente eficiente. O portfólio da área de negócios de Pneus inclui serviços para o comércio de pneus e para aplicações em frotas, bem como sistemas de gerenciamento digital para pneus.

Compartilhe