Pneus de tecnologia Alemã

Tecnologia - Novo Simulador Dinâmico de Direção - Foto 1 (Imagem do simulador Continental em uma plataforma)

Continental passará a testar pneus com Simulador Dinâmico de Direção

11/05/2021

Continental passará a testar pneus com Simulador Dinâmico de Direção

· Desenvolvimento digital de pneus representa uma economia anual de aproximadamente 100.000 quilômetros em testes.

· Novo simulador assegura mais eficiência para o desenvolvimento de pneus para o segmento de equipamento original.

· Equipamento permite combinar tecnologia de ponta com a experiência dos motoristas profissionais de teste.

 

São Paulo, 11 de maio de 2021 – A Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, está investindo em um simulador de condução dinâmico de última geração para desenvolver seus pneus premium para o segmento de equipamento original. O objetivo é atender no futuro de uma forma ainda mais eficiente, sustentável e precisa as necessidades dos clientes. O equipamento entrará em operação em meados do ano que vem no Contidrom, maior centro europeu de testes de pneus da Continental.

 

O simulador calcula parâmetros exatos da dinâmica de condução dos pneus e dos respectivos veículos de teste. Graças à sua alta mobilidade, ele pode fornecer aos pilotos profissionais da Continental impressões subjetivas de condução, assim como testes de pneus na pista de provas. Os pilotos podem também experimentar novos desenvolvimentos de pneus nos mais diversos cenários de testes virtuais e situações de condução.

 

O novo simulador de direção traz benefícios significativos para o desenvolvimento de pneus e, portanto, para os clientes da Continental. Quando etapas decisivas de desenvolvimento e testes a elas associados são deslocados para o mundo virtual, se economiza tempo, custos e recursos valiosos no mundo real. O esforço logístico de uma grande variedade de testes físicos, por exemplo, é significativamente reduzido porque parâmetros cruciais podem ser verificados no simulador, que é alimentado com os dados do modelo do veículo específico para o qual o novo pneu está sendo desenvolvido. Esse processo é complementado pelos dados da Continental sobre composto de borracha, arquitetura de pneus e desenho da banda de rodagem.


No caso de qualquer anomalia, todos os parâmetros podem ser ajustados digitalmente a qualquer momento. Isso significa que novos modelos de pneus podem ser testados de forma previsível nas mais diversas aplicações, situações de condução e em uma grande variedade de superfícies, com resultados confiáveis no estágio inicial do processo de desenvolvimento. E isso se aplica a todas as variantes de veículos e direção, tanto para carros de passeio quanto para veículos comerciais, e para motores elétricos, híbridos e a combustão.

 

Antes mesmo de o primeiro pneu de teste ser construído, novas variantes de materiais podem ser amplamente testadas e otimizadas. Isto é importante, pois a Continental está pesquisando intensamente possíveis aplicações de materiais sustentáveis para a construção de pneus.

 

100.000 km e 10.000 pneus economizados por ano - Cada ciclo de teste concluído no simulador de direção significa que menos pneus de teste precisam ser construídos. Assim, o investimento nesta nova tecnologia também contribui para ampliar a sustentabilidade da Continental. Entre outras metas, o objetivo da empresa é ser o fabricante de pneus mais progressivo em termos de práticas comerciais, ambientais e socialmente responsáveis até 2030.

 

O novo simulador de direção comprova isso com números concretos do mundo real: se os pilotos de teste se sentarem no futuro mais no cockpit do simulador e menos ao volante de um veículo, haverá uma economia anual de aproximadamente 100.000 quilômetros em estradas reais ou em pistas de teste. Também é possível se realizar uma economia de 10.000 pneus de teste por ano.

 

A Continental tem sido uma das empresas líderes no uso de tecnologias inovadoras de teste de pneus. O primeiro sistema de análise de freio automático e independente do clima (Automated Indoor Braking Analyzer - AIBA) está em operação na Contidrom desde 2012 e, desde 2018, a empresa tem sido pioneira em testes de pneus com veículos autônomos em seu próprio campo de provas de Uvalde, no Texas, Estados Unidos.


Confira mais sobre o Simulador Dinâmico  de Direção da Continental Pneus aqui


Iniciar
Continental Pneus - Simulador de Direção Dinâmica

A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte. A Continental gerou vendas preliminares de € 37,7 bilhões em 2020 e atualmente emprega mais de 235.000 pessoas em 58 países e mercados. Em 2021, a empresa comemora 150 anos.

A Área de Negócios de Pneus possui 24 unidades de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A Continental é um dos principais fabricantes de pneus, com mais de 56.000 colaboradores, e essa ára de negócio registrou vendas preliminares de € 10,2 bilhões em 2020. A Continental está entre os líderes em tecnologia na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos para carros de passeio, veículos comerciais e especiais, bem como para duas rodas. Por meio de investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento, a Continental faz uma importante contribuição para uma mobilidade segura, econômica e ecologicamente eficiente. O portfólio da área de negócios de Pneus inclui serviços para o comércio de pneus e para aplicações em frotas, bem como sistemas de gerenciamento digital para pneus.

Compartilhe