Morphoz, carro-conceito da Renault, tem carroceira expansível e pneus Continental

18/03/2020

• Tecnologia alemã embarcada na linha SportContact serviu de base para a concepção dos pneus do Morphoz

• Veículo ilustra a visão do futuro da mobilidade elétrica e incorpora a tecnologia em todas as suas formas: design, inteligência a bordo, conectividade, pneus e layout

São Paulo, 18 de março de 2020 – São da Continental os pneus 255/45R22 que equipam o Morphoz, primeira proposta da Renault totalmente desenvolvida na plataforma modular CMF-EV e construída para uso nos futuros veículos elétricos da Aliança Renault-Nissan. O pneu-conceito foi projetado utilizando como base dois importantes atributos da linha SportContact: direção precisa e conforto de condução, afinal veículos elétricos demandam pneus “silenciosos”.

O SportContact incorpora a inovadora tecnologia Macro-BlockTM, composta por blocos flexíveis e adaptáveis. Ela maximiza a área de contato do pneu com o solo, assegurando maior aderência e estabilidade nas curvas enquanto o Black ChilliTM, um composto inteligente acionado apenas em situações de frenagem, permite o aquecimento rápido do pneu e menor distância de frenagem sob qualquer condição climática.

A família de pneus da linha SportContact emprega ainda em sua fabricação polímeros de cadeia longa que reduzem a temperatura do pneu. Ao rodarem mais “frios”, ou seja, com uma absorção mínima de energia sob a forma de calor, esses pneus entregam uma maior quilometragem, reduzem o consumo de combustível, minimizam a resistência ao rolamento e, consequentemente, diminuem a  emissão de CO₂, protegendo o meio ambiente.

Dotado de sistema de direção semiautônomo de nível 3 - mas que ainda não dispensa o condutor, e com carroceria expansível, o Renault Morphoz inova ao permitir ampliar ou reduzir seu comprimento de forma automática de acordo com a configuração de uso. O veículo-conceito da Renault ilustra a visão do futuro da mobilidade elétrica e incorpora a tecnologia em todas as suas formas: design, inteligência a bordo, conectividade, pneus e layout.

Há mais de dez anos, a Continental mantém no Brasil uma sólida parceria com a Renault, primeira montadora de carros instalada no país a optar pelos pneus da marca como equipamento original. Entre os modelos que nesse período passaram a sair de fábrica calçados com pneus de tecnologia alemã estão Novo Sandero (PremiumContact 5), Sandero RS e GT Line (ContiSportContact 3), Sandero Stepway (ContiCrossContact LX), Logan (ContiPowerContact), Fluence (ContiPowerContact), Captur (ContiCrossContact LX 2) e Kwid (ContiEcoContact3). A Continental também fornece para a Renault compact spares (estepes compactos).

A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte. Em 2019, a Continental gerou vendas de cerca de € 44,5 bilhões e atualmente emprega mais de 240.000 pessoas em 59 países e mercados.

A Área de Negócios de Pneus tem 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A Continental é um dos principais fabricantes líderes de pneus, com cerca de 56.000 colaboradores e essa área de negócios registrou vendas de € 11,4 bilhões em 2018. A Continental está entre as líderes de tecnologia na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos para carros de passeio, veículos comerciais e especiais, bem como para duas rodas. Através do investimento contínuo em P&D, a Continental faz uma grande contribuição para a mobilidade segura, econômica e ecologicamente eficiente. O portfólio da área de negócios de Pneus inclui serviços para o comércio de pneus e para aplicações em frotas, bem como sistemas de gerenciamento digital para pneus.