Pneus de tecnologia Alemã

Sra Dente de Leão - Foto flores dente-de-leão (matéria prima alternativa para borracha de pneu)

A Sra. Dente-de-Leão

Continental Pneus celebra a persistência, a inovação e o respeito ao meio ambiente no Dia Internacional da Mulher

  • A Dra. Carla Recker, especialista de materiais, enfrentou com sucesso o desafio de comandar o desenvolvimento de um pneu a partir de matérias-primas alternativas
  • Saiba como ela, que é doutorada em química, se tornou a “Sra. Dente-de-Leão”
Image


Mulheres podem realizar qualquer coisa se elas acreditarem nelas mesmas e em seus objetivos. Seja curiosa e experimente!

Dra. Carla Recker, Sra. Dente-de-Leão

No Dia Internacional da Mulher, são muitos os exemplos em todo o mundo destacando a importância da participação feminina nos mais diversos campos da atividade humana. Na indústria de pneumáticos, vale destacar o papel da Dra. Carla Recker, responsável pela química de materiais na Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã. 

Sempre investindo em inovação e priorizando a sustentabilidade, a Continental Pneus encontrou na Dra. Carla Recker a profissional ideal para comandar um dos maiores desafios da indústria nos últimos tempos: encontrar uma matéria-prima capaz de substituir a borracha derivada da seiva da seringueira na produção de pneus. 

Da pesquisa inicial até os primeiros protótipos para teste, a Dra. Carla Recker – que é doutorada em química - e sua equipe enfrentaram incontáveis desafios, a começar pela seleção da planta ideal.  A escolhida foi uma flor muito popular entre as crianças, que adoram soprar as suas sementes: o dente-de-leão, pois o látex desta planta medicinal produz uma borracha com a mesma qualidade oferecida pela seiva da seringueira.


A Sra. Dente-de-Leão (Foto da Dra. Carla Recker junto aos pneus que ajudou a desenvolver)

Passados 14 anos do início dos trabalhos de pesquisa, a sala de reuniões do centro tecnológico da Continental Pneus em Stöcken, na cidade de Hanôver, na Alemanha, tem como decoração um pneu produzido com tecnologia Taraxagum, nome derivado da definição botânica desta planta. 

Em 2014, a Continental apresentou seu primeiro pneu de inverno premium com banda de rodagem feita da borracha de dente-de-leão. No mesmo ano, foram iniciados os planos para a produção do primeiro pneu para veículos comerciais, que necessita de um volume de borracha natural significativamente maior (20 kg a 25 kg) em relação a um pneu de passeio (1 kg a 3 kg). 

O sucesso desse projeto pode ser medido pelo fato de Carla Recker ser hoje conhecida por sua equipe como “Sra. Dente-de-Leão”. Principal cientista colaboradora do projeto Taraxagum, ela quer que o dente-de-leão seja um material do futuro. 

A especialista não acredita que um dia todos os pneus da Continental sejam fabricados a partir do látex do dente-de-leão, pois por razões de economia e segurança os pneus têm de ser produzidos com base em uma combinação de diferentes matérias-primas, mas isso pode ser feito com a máxima sustentabilidade. "E o dente-de-leão pode realmente nos ajudar a alcançá-la”.

A Sra. Dente-de-Leão (Foto da Dra. Carla Recker recebendo prêmio GreenTec)

Carla e sua equipe obtiveram recentemente uma prova oficial de reconhecimento do trabalho realizado quando o projeto Dente-de-Leão recebeu o "GreenTec Award", a mais prestigiada homenagem ambiental e econômica da Europa. "Foi, sem dúvidas, o ponto alto da minha carreira", destaca Carla. 

Está em curso a construção de um sistema-piloto que poderá ser utilizado para fabricar borracha de dente-de-leão na escala de toneladas. "Está ainda em fase inicial. Será necessária grande perseverança, aliada a um forte apoio da comunidade. Mas o fato é que projetos de longo prazo como este são essenciais para o setor”, conclui Carla Recker. 

Acompanhe todas as novidades sobre a pesquisa de pneus com látex de dente-de-leão da Continental Pneus visitando https://www.youtube.com/watch?v=H8XODAJAmmg

A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte. Em 2020, a Continental gerou vendas de € 37,7 bilhões e atualmente emprega mais de 192.000 pessoas em 58 países e mercados. Em 8 de outubro de 2021, a empresa celebrou seu 150º aniversário.

A Área de Negócios de Pneus possui 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A Continental é uma das principais fabricantes de pneus com mais de 56.000 funcionários e registrou vendas preliminares de € 10,2 bilhões em 2020 nesta área de negócios. A Continental está entre as líderes de tecnologia na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos de carros de passeio, veículos comerciais e especial, bem como para duas rodas. Através de contínuo investimento em pesquisa e desenvolvimento, a Continental contribui significativamente para a mobilidade segura, econômica e mais eficiente ecologicamente. O portfólio da unidade de negócios de Pneus inclui serviços para o comércio de pneus e para aplicações em frota, bem como sistemas digitais de gerenciamento de pneus.

Compartilhe