Pneus de tecnologia Alemã

Visão Zero: Zero Mortes. Zero Ferimentos. Zero Acidentes (imagem estrada com as 3 placas da visão zero)

Rumo à Visão Zero

Visão Zero: Zero Mortes. Zero Ferimentos. Zero Acidentes

Rumo à Visão Zero com a Continental (Logotipo Visão Zero)

Colocar acidentes no trânsito em um museu não é mais uma visão utópica e a Continental está empenhada em tornar essa ideia tangível para os motoristas.

A combinação das tecnologias dos nossos sistemas de assistência ao motorista e as excelentes características dos nossos pneus premium, estão prontas para fazer sua parte e oferecem o máximo de segurança para tornarem as estradas mais seguras. Essa é a Visão Zero.

Os veículos modernos equipados com sistemas de assistência ao motorista e tecnologias de segurança, como ABS ou ESC, ajudam a evitar acidentes e assim, salvar vidas. Mas eles só podem aproveitar todo o seu potencial nas estradas e ruas, em conjunto com os produtos que possuem o contato real com a superfície da estrada: os pneus. 

Apenas a combinação de pneus premium e sistemas avançados de assistência ao motorista, que colocam os motoristas em uma posição de realmente se beneficiar de uma segurança de alto nível nas estradas e ruas. A Continental é a única empresa que pode oferecer soluções de alta tecnologia em ambas as áreas de produtos como uma única fonte. Isso coloca a empresa um passo vital à frente dos concorrentes, que têm apenas uma parte ou outra em seus produtos, mas não ambas.

Para dar um exemplo concreto: o ABS deve garantir que o veículo permaneça sob controle e dirigível em caso de emergência e, ao mesmo tempo, que toda a potência da aderência dos pneus seja totalmente explorada. É por isso que a Continental está trabalhando para trazer esse potencial da forma mais eficaz e aproveitar ao máximo a interação entre as várias especificações dos pneus e o ABS. Os resultados dos testes que precisamos para validar o conceito, foram obtidos no Automated Indoor Braking Analyzer (AIBA), um local de testes totalmente automatizado para testes de frenagem de automóveis. A importância do Visão Zero para a Continental é ainda ilustrada pelo compromisso com a campanha Global NCAP ‘Stop the Crash’. Global NCAP é a organização principal para as nove organizações independentes (NCAPs) que avaliam a segurança de novos veículos em todo o mundo. A campanha é construída em torno de quatro tecnologias de prevenção de colisão:

ESC > Estabilidade Eletrônica (Imagem vetor de veículo)

ESC > Estabilidade Eletrônica - Controle evita acidentes


O ESC é amplamente considerado um dos sistemas anticolisão mais importantes disponíveis atualmente e o avanço mais significativo em segurança veicular desde a introdução do cinto de segurança.

Essa tecnologia antiderrapante já salvou dezenas de milhares de vidas. Em pavimentos secos, molhados ou escorregadios, se o veículo começar a derrapar, o ESC corrige a derrapagem reduzindo o torque do motor e freando as rodas individualmente para trazer o veículo de volta ao curso.

AEB> Frenagem de Emergência Autônoma – Uma grande ajuda (ilustração em vetor de veículos próximos)

AEB> Frenagem de Emergência Autônoma – Uma grande ajuda


A frenagem de emergência autônoma (AEB) é uma tecnologia de segurança avançada que pode ajudar os motoristas a evitar ou minimizar as colisões com outros veículos ou pedestres.

Vários estudos no mundo - incluindo um relatório do Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária dos Estados Unidos - mostram que as tecnologias AEB podem reduzir sinistros por lesões em até 35%.

Os sistemas AEB usam os futuristas RADAR, LIDAR (Light Detection And Ranging) e sistemas de câmeras ou uma combinação desses sensores para ajudar a evitar ou minimizar colisões com veículos, pedestres ou outros obstáculos de forma rápida e confiável.

Existem três soluções prontas para produção - para proteção de pedestres, tráfego urbano e inter-regional

Freios antibloqueio> O ABS para motos salva vidas (ilustração vetor da frente de uma motocicleta)

Freios antibloqueio> O ABS para motos salva vidas


Cerca de uma em cada seis mortes que ocorrem nas estradas no Brasil e na União Europeia, envolve um motociclista - na Índia e na China a proporção é ainda maior. O ABS para motos pode oferecer maior segurança para os motociclistas.

De acordo com o Insurance Institute for Highway Safety dos Estados Unidos, a taxa de acidentes fatais é 31% menor para motos equipadas com ABS do que para os mesmos modelos sem ABS. Hoje, o ABS está disponível para todos os tipos de motocicletas - desde scooters e esportivas a big trail e tourings - e em todos os mercados.

Segurança dos pneus> A pressão dos pneus e a profundidade dos sulcos são decisivas (ilustração vetor de um pneu)

Segurança dos pneus> A pressão dos pneus e a profundidade dos sulcos são decisivas


Os pneus são o único ponto de contato entre um veículo e a estrada. Em uma situação crítica, é o pneu que determina se o veículo pode parar a tempo ou se manter em segurança em uma curva.

Estudos de diferentes fabricantes de pneus mostraram que mais de 50% de todos os carros são usados com pneus com pressão baixa. No entanto, pneus com pressão baixa apresentam maior risco de acidentes. O desempenho de segurança dos carros depende muito da profundidade das bandas de rodagem dos pneus. O limite legal para a profundidade é de 1,6 mm - em todo o mundo.

Isso é muito pouco para a segurança máxima na estrada. É por isso que a Continental recomenda uma profundidade mínima de 3 mm.


Compartilhe