Pneus de tecnologia Alemã

Marcações do pneu

Marcações do pneu

Como ler as medidas do pneu

Está vendo essas marcas na lateral do pneu? São abreviações diversas de informações importantíssimas do pneu. Você pode encontrar por exemplo o nome do modelo do pneu, obviamente, mas isso é apenas o começo. Há também uma sequência de números detalhando o índice de carga, classificação de velocidade, tamanho do pneu, construção e muito mais.


Desenho da lateral do pneu e marcações.

Por que exatamente essas marcações são tão importantes? Esta informação é necessária quando chegar da troca do pneu. Todo motorista quer manter a segurança e o desempenho ideais ao comprar pneus novos; entender as marcações da parede lateral é uma maneira eficaz de conseguir exatamente isso.

Como exemplo, vamos começar com a seguinte sequência de marcações do pneu: 225/45 R 18 95 H

Largura do pneu

O primeiro número a aparecer na sequência é "225". Este número é a largura nominal do pneu (em milímetros) de uma parede lateral para a outra.

Altura do pneu

Após a barra, o próximo número na sequência é "45". Esse número é a altura do pneu em percentual, representa uma porcentagem da largura do pneu. Calculamos esse número dividindo a altura da seção do pneu pela largura da seção do pneu. Portanto, se um pneu tiver uma proporção de 45, isso significa que a altura do pneu é 45% de sua largura.

Construção

A seguir, em nossa série sobre marcações no pneu, há uma letra em vez de um número. Esta letra indica o tipo de construção usada na carcaça do pneu, que em nosso exemplo é "R" para construção radial. Outros exemplos são "B" ou "D" para construção diagonal.

 

Os pneus radiais são hoje os pneus mais comuns na estrada. Eles são chamados de radiais porque as fibras/cordões internos do pneu são orientados em uma direção radial, de um lado para outro no talão, perpendicularmente à direção de rotação do pneu.


Diâmetro

O número "18" em nosso exemplo, representa o diâmetro do aro da roda em polegadas.

Índice de carga

O número após o diâmetro do aro, representa o índice de carga. No nosso exemplo, “95” é um código para a carga máxima que um pneu pode suportar quando totalmente cheio. Os pneus da linha leve (passeio) têm índices de carga que variam de 75 a 105, onde cada valor numérico corresponde a uma capacidade de carga específica. A capacidade de carga para cada valor é descrita em uma tabela de índice de carga na documentação do seu veículo ou pneu.




Índice de velocidade

Por último, chegamos á classificação do índice de velocidade. Letras que variam de A a Z representam a classificação de velocidade. Cada letra indica a velocidade máxima que um pneu pode suportar com a capacidade de carga recomendada. No nosso exemplo, "H" é equivalente a uma velocidade máxima de 209 km / h (130 mph). Mesmo que um pneu seja capaz de funcionar com essa velocidade, os motoristas não devem exceder os limites legais de velocidade.

Marcações adicionais

Após essa sequência de informações, pode haver outras letras ou símbolos.

No nosso exemplo, eles indicam o seguinte:  

 7 Pneu autônomo com tecnologia "Run Flat"
 8 Equipamento original Mercedes
 9  Adequado para condições com lama e neve
10  

Atende às normas de segurança de veículos a motor do Departamento de Transporte

11 Semana da Fabricação
12 Ano de Fabricação


Conhecendo os pneus

Conhecendo os pneus

Aprenda sobre pneus e suas tecnologias

Acesse aqui

Cuidados e manutenções

Cuidados e manutenções com pneu

Como cuidar bem dos pneus

Acesse aqui

Situações de condução

Situações de condução

Situações de condução perigosas e como lidar com elas

Acesse aqui

Encontre o pneu ideal com a tecnologia mais avançada

Compartilhe