Pneus de tecnologia Alemã

Dicas para dirigir sob Neblina - Imagem de dentro do veículo durante neblina

Dirigindo Sob Neblina

Informações importantes: dicas para dirigir com segurança na neblina

  1. Reduza sua velocidade e aumente a distância de frenagem para que possa ter mais tempo para reagir;
  2. O nevoeiro pode ficar mais denso inesperadamente. Se a visibilidade ficar muito reduzida, saia da estrada e estacione;
  3. Use faróis de neblina ou baixo, mas não farol alto;
  4. Preste muita atenção ao seu redor, evite distrações dentro do carro.
Dicas para dirigir sob Neblina - Imagem de veículo na estrada durante neblina

A neblina cria condições de condução perigosas. Reduz a visibilidade, dificulta a identificação de perigos e tornando mais difícil para o motorista avaliar distâncias. A condição climática incomum pode criar ilusões de ótica. Os motoristas podem julgar incorretamente sua própria velocidade ou ter dificuldade em determinar se outros carros estão se movendo.

A neblina (ou nevoeiro) é uma formação de nuvens perto da superfície da terra. É comum perto de lagos, rios, riachos e da costa, de manhã ou à noite, mas também pode se formar em outros momentos e em outros lugares.

Quando possível, não dirija em condições de neblina e verifique a previsão do tempo local antes de dirigir.

Névoa densa ou leve é uma das principais causas de acidentes, incluindo batidas múltiplas. Se você não pode evitar dirigir no nevoeiro, aqui estão algumas dicas para garantir uma direção segura.

Desacelere e dirija com calma

  • A neblina reduz a visibilidade. Você pode não ver objetos na sua frente até que estejam muito perto. Por isso, diminua sua velocidade e aumente a distância entre o seu carro e o da frente, para ter mais tempo para reagir. Evite aproximar-se de outros carros, mesmo que pareça que vai melhorar a visibilidade e facilitar a condução.
  • Não utilize o piloto automático (cruise control / speed control / autocruise) e esteja preparado para frear rapidamente.
  • Verifique seu velocímetro regularmente. A neblina pode criar um ilusão de ótica e parecer estar devagar. Isso faz com que muitos motoristas acelerem, mas nesta hora não confie apenas na sua visão, verifique o velocímetro e o utilize como um aliado.
  • Seja paciente enquanto estiver dirigindo em condições de neblina. Freie lentamente para dar tempo dos outros veículos reagirem. Ligue as luzes de sinalização o mais cedo possível para alertar os demais veículos com antecedência. Como a estrada fica obscurecida, evite ultrapassagens.
Dicas para dirigir sob Neblina - Imagem de veículo na estrada durante neblina

Evite dirigir, ou pare, caso esteja com muita neblina

  • A neblina pode ficar mais espessa sem aviso prévio. Se a visibilidade ficar muito baixa, certifique-se de sair da estrada. Encontre um estacionamento ou passagem onde possa parar com segurança. Se necessário, dirija para longe do acostamento da estrada ou para uma área gramada. Fique a uma distância razoável da estrada principal.
  • Mantenha as luzes de alerta acesas, mas desligue os faróis; isso permite que outros motoristas o vejam, mas não terão a sensação que seu carro está em movimento.
  • O melhor é evitar o clima com situações perigosas. Não conduza até a visibilidade melhorar e se possível, tente encontrar abrigo longe do seu carro. Mas se você precisar permanecer em seu veículo, mantenha o cinto de segurança.

Use faróis de neblina ou baixo, mas não farol alto

  • Ligue a luz de neblina traseira. Eles melhoram sua visibilidade para outros motoristas. No nevoeiro denso, você também pode acender as luzes de sinalização de emergência.
  • Se o seu veículo possuir faróis de neblina ou faróis DRL, ligue-os. Os faróis de neblina usam uma cor e posição que evitam o brilho criado pelos outros faróis.
  • Você deve usar apenas os faróis baixos e médios. Não use faróis altos. Luzes altas são difundidas e refletidas pelas gotas de água na neblina, dificultando ainda mais a visão.

Preste atenção

  • Dirigir com segurança durante a neblina requer muita atenção ao seu redor. Reduza todas as distrações. Desligue o rádio. Peça aos seus passageiros que fiquem quietos e observe os obstáculos.
  • Durante a neblina é fácil se “perder” e sair da sua faixa. Observe as linhas na estrada ou fique no lado direito da estrada para garantir que você permaneça na sua faixa. Não mude de faixa nem ultrapasse outros carros. Esteja atento à movimentação do tráfego do sentido oposto.
  • Abra um pouco da sua janela para ouvir o lado de fora, isso melhora a percepção de tudo ao redor do seu carro.
  • Esteja preparado para parar rapidamente. Veículos, pessoas e bicicletas podem aparecer do nada na sua frente. Alguns animais também se sentem mais ousados no nevoeiro e podem entrar na estrada.
  • Durante a neblina, acumula-se umidade no para-brisa e nas janelas. Mantenha-os limpos usando limpadores e desembaçadores de para-brisa, ajustando as configurações conforme as condições mudam.
Compartilhe