newsroom_stage

Brasil recebe a primeira edição do Exchange Fleet Council

07/06/2016
  • Encontro reuniu executivos das maiores frotas e operadoras logísticas do país para uma análise das tendências do mercado brasileiro

Compreender as demandas, trocar ideias e debater os principais assuntos de interesse para o setor de transporte, logística e frotas é a proposta do Exchange Fleet Council Brasil. Iniciativa da Continental Pneus, o Conselho se reuniu pela primeira vez no dia 9 de setembro no Emiliano Hotel, em São Paulo.

A ideia desse encontro surgiu há doze anos nos Estados Unidos com o objetivo de promover a troca de informações entre os diversos atores da indústria de transportes e logística. “Todos os anos coletamos ideias importantes nesses eventos, como a necessidade de soluções mais convenientes para o monitoramento da pressão dos pneus ou a importância de desenvolvermos produtos que entreguem uma maior economia de combustível”, explica Glen Carson, gerente de vendas de pneus para veículos comerciais da Continental Pneus Brasil.

Ele lembra que nasceu em uma edição do Exchange Fleet Council o conceito do mais recente lançamento mundial da marca, o ContiHybrid, pneu desenvolvido para atender as duras exigências de ônibus e caminhões que fazem tanto o transporte regional como o de longa distância.

Realizado no formato de working lunch, o evento teve como convidado especial Glen McDonald, diretor de manutenção da Ozark Motor Lines, Inc. Na oportunidade, ele apresentou a bem-sucedida trajetória de 54 anos desta companhia com sede em Memphis, Tennessee, e que a partir de um único caminhão se transformou em uma gigante do transporte de cargas na região da Costa Leste dos Estados Unidos com uma frota integrada atualmente por mais de mais de 700 veículos.

Na sequencia, uma seção de debates abordando a estratégia de manutenção própria adotada pelas transportadoras em contraposição aos prestadores de serviços especializados; o custo dos pneus na operação do negócio; a importância do rendimento quilométrico no momento da aquisição dos pneus; o futuro da telemetria; as dificuldades da verticalização estruturada pelas fabricantes de caminhões; o impacto do Programa Brasileiro de Etiquetagem no processo de decisão de compra e o futuro dos sistemas de monitoramento de pressão dos pneus.

“Queremos ouvir a experiência de quem vive o cotidiano do desafio do transporte de carga e entender como podemos ajudá-los a solucionar esses contratempos com produtos, serviços e ferramentas mais eficientes. É um exercício anual de futurologia que nos permitirá desenhar um requerimento de produto ainda mais aderente às demandas reais do nosso mercado e soluções que possam auxiliar na redução de custos operacionais”, conclui Renato Sarzano, diretor-superintendente da Continental Pneus Mercosul.

As equipes da Continental Pneus, em parceria com a Consulting House, já trabalham na concepção da segunda edição do Exchange Fleet Council, que deverá ocorrer no primeiro semestre de 2016.