newsroom_stage

Continental Pneus apresenta Programa Brasileiro de Etiquetagem na Fenatran 2015

07/06/2016
  • A partir de outubro de 2016, todos os pneus produzidos no Brasil ou importados receberão uma etiqueta atestando a sua eficiência
  • Continental conduzirá os testes do PBE na Alemanha

São Paulo, 3 de novembro de 2015.   Os visitantes que passarem no estande da Continental na Fenatran 2015, que será realizada de 9 a 13 de novembro no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, poderão conhecer um pouco mais sobre como a empresa vem se preparando para a entrada em vigor, a partir de outubro do próximo ano, do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).

O PBE determina que todos os pneus produzidos aqui ou importados para o mercado brasileiro deverão receber uma etiqueta atestando a sua eficiência em três critérios: eficiência energética, aderência em piso molhado e emissão de ruídos.  Como cada um desses critérios de avaliação possui uma graduação mínima, qualquer produto abaixo do limite estabelecido não poderá ser comercializado no país.

A etiqueta deverá ser aplicada em todos os pneus comercializados no país de construção radial para automóveis, picapes, utilitários esportivos, vans e caminhonetas, bem como nos de construção radial para caminhões e ônibus para aplicação nos serviços Regional, Rodoviário, Urbano e Misto. Na íntegra da portaria estão determinadas as exceções.

“O PBE tem por objetivo possibilitar que o consumidor tome uma decisão de compra mais consciente em um item vital para a segurança ao dirigir como é o caso dos pneus”, analisa Eduardo Roveri, gerente de certificação da Continental Pneus  Mercosul, lembrando que os pneus produzidos ou importados até outubro de 2016 têm até abril de 2017 para serem enviados aos revendedores. O mercado, por sua vez, tem até abril de 2018 para comercializar os produtos sem etiqueta.

Todos os testes exigidos pelo programa serão realizados pela Continental Pneus em Hanover, na Alemanha, onde a companhia possui um dos oito únicos laboratórios em todo o mundo considerados referência para a realização de testes de resistência ao rolamento.

O Brasil será o quarto mercado mundial a ter um programa de etiquetagem de pneus. O Japão, em 2010, foi o primeiro país a adotar um programa com essas características, embora de forma facultativa, sendo seguido, no final de 2012, pela União Europeia e pela Coréia do Sul.

Uma diferença fundamental entre o modelo europeu e o adotado pelo Brasil é que na Europa a etiqueta atua apenas como uma indicação de orientação ao consumidor ao passo que o modelo brasileiro determina índices mínimos de desempenho para que os pneus possam ser comercializados no país.

Continental Pneus na Fenatran 2015

Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga

Data: 9 a 13 de novembro de 2015 – Horário: das 13h00 às 21h00

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – São Paulo – SP
Informações: www.fenatran.com.br

Grupo Continental

A Continental desenvolve tecnologias inteligentes para o transporte de pessoas e de seus bens.  Como uma parceira confiável, a fornecedora automotiva internacional, fabricante de pneus e colaboradora industrial oferece soluções sustentáveis, seguras, confortáveis, customizadas e acessíveis. Em 2014, a companhia gerou vendas de aproximadamente € 34,5 bilhões com suas cinco divisões - Chassis & Segurança, Interior, Powertrain, Pneus e ContiTech. A Continental emprega mais de 205 mil pessoas em 53 países.

Divisão de Pneus

A Divisão de Pneus possui atualmente 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A ampla gama de produtos e os contínuos investimentos em pesquisa e desenvolvimento trazem uma imensa contribuição à mobilidade com custo-benefício e eficiente ecologicamente. Como um dos principais fabricantes de pneus do mundo, com mais de 44 mil colaboradores, a Divisão de Pneus alcançou vendas de € 9,6 bilhões em 2013.

Pneus para veículos de passeio e comerciais leves

A Continental é um dos principais fabricantes de pneus para veículos de passeio e comerciais leves da Europa e o quarto maior fornecedor do mundo de pneus para veículos de passeio e comerciais leves nos segmentos de equipamento original e reposição. O foco de desenvolvimento de produtos da marca premium Continental é otimizar todas as características relevantes para a segurança, minimizando simultaneamente a resistência ao rolamento.
www.continental-reifen.de

Patrocínio

A Divisão de Pneus da Continental é patrocinadora oficial da Liga de Futebol da Alemanha, da Major League Soccer nos Estados Unidos e no Canadá, da Copa da Ásia 2015 e da UEFA EURO 2016TM na França. www.ContiSoccerWorld.de

Media Database