(foto aérea de rodovia)

Processo de ressulcagem nos pneus de carga

28/10/2021
(Desenho técnico das camadas do pneu de carga)


Continental orienta sobre o processo de ressulcagem nos pneus de carga

  • O melhor momento para a realização da ressulcagem é quando o pneu atinge 3 mm de profundidade de sulco remanescente em sua banda de rodagem
  • Procurar um especialista é fundamental para garantir a segurança
  • Serviço malfeito pode inutilizar em definitivo os pneus

São Paulo, 26 de outubro de 2021 – A ressulcagem, o processo de remoção de borracha do fundo dos sulcos do pneu de carga para que ele possa ter a sua vida útil estendida, deve ser confiada a um especialista para que não ocorra o comprometimento da segurança.

Embora os pneus ressulcados possam ser reformados posteriormente, a ressulcagem não é recomendada em todos os casos, uma vez que a espessura da borracha que protege o pacote de cintas fica reduzida e, consequentemente, mais susceptível à penetração de pedras e de outros objetos”, alerta Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã.

Todos os pneus da Continental que aceitam esse processo vêm identificados com a palavra regroovable - que em português significa “ressulcável” - em ambas as laterais. Eles recebem essa denominação por possuírem uma camada mais espessa de borracha sobre sua cinta de aço mais externa.

O mínimo de espessura de borracha remanescente acima da cinta de proteção, que é a cinta metálica mais externa do pneu, deve ser de 2 mm. O pneu pode ficar inutilizado caso essa medida, chamada de “undertread” (abaixo da banda de rodagem), não seja respeitada, uma vez que o pacote de cintas corre o risco de ser danificado. Normalmente, são removidos até 4 mm de borracha do fundo dos sulcos durante a ressulcagem.

O melhor momento para a realização da ressulcagem é quando o pneu atinge 3 mm de profundidade de sulco remanescente em sua banda de rodagem. Cada pneu possui recomendações específicas para que o processo de ressulcagem seja bem-sucedido, seguindo regras que normalmente estão nos manuais técnicos do fabricante. Essas especificações variam para cada modelo de pneu, pois de acordo com sua construção e com o desenho de sua banda de rodagem, as medidas da largura e da profundidade de cada sulco podem mudar após a ressulcagem.

Rafael Astolfi recomenda que o produto seja sempre analisado por um especialista. “Ele vai verificar se o desgaste é uniforme e se certificar de que não existem danos suficientemente profundos na banda de rodagem a ponto de terem danificado a camada de borracha e o pacote de cintas estabilizadoras”, conclui.

Em seu canal no Youtube a Continental disponibiliza uma série de vídeos educativos sobre segurança e manutenção preventiva dos pneus. Visite https://goo.gl/kQsHRn

A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte. Em 2020, a Continental gerou vendas de € 37,7 bilhões e atualmente emprega mais de 192.000 pessoas em 58 países e mercados. Em 8 de outubro de 2021, a empresa celebrou seu 150º aniversário.

A Área de Negócios de Pneus possui 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A Continental é uma das principais fabricantes de pneus com mais de 56.000 funcionários e registrou vendas preliminares de € 10,2 bilhões em 2020 nesta área de negócios. A Continental está entre as líderes de tecnologia na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos de carros de passeio, veículos comerciais e especial, bem como para duas rodas. Através de contínuo investimento em pesquisa e desenvolvimento, a Continental contribui significativamente para a mobilidade segura, econômica e mais eficiente ecologicamente. O portfólio da unidade de negócios de Pneus inclui serviços para o comércio de pneus e para aplicações em frota, bem como sistemas digitais de gerenciamento de pneus.

ContiLifeCycle™

CLC Story Image

O conceito ContiLifeCycle™ proporciona uma solução completa aos pneus de carga Continental.

Leia mais

1.000 pneus inteligentes da Continental

Imagem Caminhão Scania da Lontano Transportes, averiguando a pressão do pneu com sistema da iTire da Continental Pneus

Lontano Transportes reduz custos operacionais com solução de monitoramento de pneus da Continental (Intelligent Tire)

Leia mais

Os 7 erros de manutenção dos pneus de carga

Imagem pneus de carga em terra utilizado matéria "Os 7 erros de manutenção dos pneus de carga"

Sete erros comuns no processo de manutenção e que podem reduzir a vida útil e a quilometragem dos pneus comerciais, veja e evite problemas.

Leia mais