# Soluções Digitais

Pneu Inteligente

Conti360° - Monitoramento Digital de Pneu

Agora é mais fácil do que nunca monitorar a saúde de seus pneus – por exemplo, usando nossas soluções de monitoramento digital: os sensores de pneus da Continental medem constantemente a temperatura e a pressão e avisam se houver algum problema. O ciclo de monitoramento é concluído com inspeções físicas regulares por nossos profissionais de verificação de frota.

Dando um passo para o futuro.


Como tornamos os pneus inteligentes?

Os sensores de pneus da Continental medem constantemente a temperatura e a pressão dentro dos pneus de seu caminhão e ônibus e avisam se houver algum problema.

Atualmente, fazer medições dentro do pneu é a abordagem mais precisa e na Continental estamos fazendo tudo o que podemos para desenvolver isso ainda mais no futuro.

Tire sensor by intelligent tire

O pneu inteligente da Continental vem com um sensor pré-montado que monitora a pressão e a temperatura do pneu e transmite as informações para o sistema ContiConnect. Os dados são exibidos no portal que alerta o gerente de frota de forma visual ou por SMS quando ele não pode estar com o computador por perto.

Dê um passo no futuro do gerenciamento de pneus com o pneu inteligente da Continental, economizando a necessidade de verificações manuais extensas e otimizando a vida útil dos pneus.

(sensor pneu inteligente da Continental)

O pneu inteligente da Continental e o sistema ContiConnect ajudam a alcançar os níveis mais baixos de custos gerais de direção, com menor consumo de combustível, risco reduzido de avarias relacionadas à pneus e vida útil prolongada dos mesmos.

Onde os pneus inteligentes estão sendo produzidos?

Os pneus inteligentes são produzidos no Brasil com tecnologia alemã. Produzidos na Planta da Continental em Camaçari, os pneus inteligentes são montados e despachados diretamente para nossos clientes espalhados pelo Brasil.

Como é feita a instalação de um sensor?

O sensor de um pneu inteligente é instalado no linner, parte interna da banda de rodagem (como mostra a foto).

Após o processo de produção, os pneus que se tornarão pneus inteligentes são direcionados para a área de instalação de sensores.
Lá ocorre o processo de instalação (100% manual) onde uma parte de linner é descontaminada e levemente raspada para melhorar a aderência, uma cola especialmente formulada para essa fixação é passada na parte de trás do suporte do sensor e o mesmo precisa receber pressão por 45 segundos.

Pronto! O pneu está pronto para rodar.

Na fabrica o pneu vai para estoque e após 24 horas passa por um teste para verificar se a colagem ocorreu completamente. Hoje 100% dos nossos pneus são testados na Planta.

Como funciona o sensor TPMS?

Cada sensor tem um ID único (assim como uma impressão digital) que está gravado na parte de baixo do sensor assim como internamente.

Ele envia as informações de temperatura e pressão via rádio frequência a cada 2 minutos, isso possibilita a bateria que durar de 600.000 km à 6 anos.

O que muda do pneu comum?

Basicamente se trata de um pneu convencional. A produção é igual à produção de um pneu convencional, somente na inspeção final os pneus são desviados para um local onde é feita a instalação do sensor no linner.

A parte interna é limpa, raspada e o sensor é fixado com uma cola especial para que a fixação seja perfeita.